Dnit e Ibama fecham acordo que permite continuidade às obras de manutenção a BR-319

SUL DO AMAZONAS, AM, 10 DE OUTUBRO DE 2008 Greenpeace faz sobrevoo sobre BR 319 que liga Manaus – Porto Velho, com objetivo de documentar os posiveis impactos causados pelo asfaltamento da rodovia. Foto:Rodrigo Baleia/Greenpeace

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) oficializou nesta quarta (21) um pedido de levantamento de embargo ao Ibama para dar continuidade às obras de manutenção do chamado “trecho do meio” (entre os quilômetros 250 e 655,7) da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).

Como as obras estão embargadas por supostas irregularidades ambientais, o diretor de licenciamento do Ibama, Thomaz Miazaki, exigiu esse documento do Dnit contendo ainda a lista das obras de manutenção para que o órgão ambiental acabe com o embargo.

O acordo foi fechado nesta quarta durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado com os representantes dos dois órgãos, da Funai, das federações empresariais do Amazonas e Rondônia e do governo deste último Estado.

“Nós priorizamos o debate técnico sobre o embargo e a necessidade de desembargar a obra. Acredito que foi uma das audiências públicas mais frutíferas das quais participei”, comemorou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que propôs a reunião junto com os senadores Acir Gurgacz (PDT-RO) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Segundo ela, a diligência na estrada que será feita pela comissão na próxima segunda (26) servirá para acelerar o processo de licenciamento a fim de que a rodovia seja pavimentada. Os senadores sairão de ônibus de Porto Velho até Manaus.

No pedido feito para presidente do Ibama, Marilene de Oliveira Ramos Murias dos Santos, o diretor-geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira, detalha os seguintes serviços:

– Recomposição mecanizada de aterro (demarcação da área, limpeza da área, espalhamento de material e compactação de camada);

– Recomposição de revestimento primário (restabelecer as condições de trafegabilidade);

– Limpeza lateral (para que seja possível assegurar o mínimo de segurança)

– Roçada (de forma manual e mecanizada);

– Reforma de Pontes de Madeira;

– Substituição de pontilhões de madeira deterioradas por bueiros e;

– Substituição de bueiros metálicos rompidos.

Além dos representantes dos dois órgãos, foram debatedores o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Artur Nobre Mendes; diretor da Representação em Brasília da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Saleh Hamded; representante da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Alan Gurgel do Amaral; a representante do Governo de Rondônia, Elizete Lionel. Embora tenha confirmado presença, o Governo do Amazonas não enviou representante.

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