Donald Trump declara Estados Unidos em estado de emergência contra o coronavírus

Sputnik Brasil – Em pronunciamento oficial nesta sexta-feira (13), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de emergência nacional no país devido ao surto do novo coronavírus.

Na quarta-feira (11), horas depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia do novo coronavírus, Trump proibiu viagens para os EUA vindas da Europa, em uma área de risco designadas como “Schengen”. A proibição deve durar 30 dias e inclui 26 países europeus, entre eles França, Alemanha, Itália e Espanha.

“Nenhum recurso será poupado, nada”, disse Trump durante o pronunciamento, informando que disponibilizará US$ 50 bilhões em fundos para estados e territórios dos EUA para combater a pandemia.

Trump pediu para que todos os estados dos EUA estabeleçam centros de operações de emergência e pediu a todos os hospitais para ativarem seus planos de preparação para emergências.

O presidente dos EUA também declarou que deu ao secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Alex Azar, amplos novos poderes para combater a pandemia, incluindo a capacidade de renunciar a disposições e leis para dar a médicos, hospitais e outras autoridades de saúde flexibilidade máxima para responder ao vírus e cuidar de pacientes.

Trump anunciou também que o Google estava construindo um novo site para ajudar os usuários a determinar rapidamente se eles têm sintomas do COVID-19. O presidente instou as pessoas a fazer o teste do vírus apenas se é provável que o tenham.

Artigo anteriorPolícia evita arrastão em parada de ônibus após fechar o cerco contra Thayson Marcos
Próximo artigoProjeto de lei criminaliza ofensa a jornalista como abuso de autoridade