Doria sobre Bolsonaro: “Falta se empenhar mais no trabalho e menos no lazer”

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), voltou a criticar nesta segunda-feira (14) a postura do presidente Jair Bolsonaro durante o final de semana. Durante a liberação de mais 1 milhão de doses da vacina Coronavac ao Ministério da Saúde, Doria afirmou que falta ao governo federal “se empenhar no trabalho”.

No domingo, o governo paulista anunciou o adiantamento da vacinação da população adulta do estado para até 15 de setembro, enquanto Bolsonaro postou foto em seu Twitter comemorando o início da Copa América no Brasil. No sábado, o presidente promoveu uma grande ‘motociata’ em São Paulo.

“Falta ao governo federal se empenhar mais no trabalho e menos no lazer. O governo federal procura fazer diversão com motocicleta, jet ski, futebol”, criticou Doria nesta manhã, no Butantan.

Na tarde de ontem, o governador anunciou a antecipação da vacinação em uma coletiva. Antes, a estimativa para vacinar toda a população acima de 18 anos era para o fim de outubro.

Doria também rebateu no Twitter declaração do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que a população será vacinada com doses “enviadas pelo governo federal, por intermédio do ministério”.

“Quanto recalque, Ministro”, escreveu o governador paulista.

Com a nova remessa, o Butantan chega a 49 milhões de doses enviadas ao Programa Nacional de Imunizações. A previsão do instituto, que é vinculado ao governo de São Paulo, é de entregar 100 milhões de doses até 30 de setembro.

Desse contingente total, o estado recebe 226 mil unidades, que devem ser usadas para a vacinação de gestantes e para a segunda dose de já vacinados.

‘Motociata’ e Copa América

Após a motociata de Bolsonaro na capital, o governo estadual autuou o presidente, seu filho Eduardo Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, por não usarem máscara durante o evento. Os três foram multados em R$ 552,71.

Bolsonaro ainda criticou Doria na motociata, fazendo referência às suas roupas. “É muito amor”, devolveu o governador no Twitter.

Ontem, o presidente postou uma foto comemorando o início da Copa América no Brasil. Na publicação, ele aponta para a logo do SBT, dona dos direitos televisivos do torneio, em uma provocação com a Rede Globo. 

A realização do evento, decidida de última hora após a recusa de outros países por causa da pandemia, tem sido criticada por especialistas.

Artigo anteriorPassa a valer lei que garante acesso à internet gratuita para escolas
Próximo artigoDetran-AM atua nas operações Mão de Ferro e Lei Seca e no mutirão de vacinação do Governo do Estado