Doutoranda de Entomologia do Inpa conquista o prêmio global Jovens Pesquisadores

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), Itanna Oliveira Fernandes, ganhou o prêmio global Jovens Pesquisadores, na categoria doutorado, promovido anualmente pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês).

Itanna foi selecionada pela publicação de um conjunto de dados de monitoramento ambiental de formigas nas áreas de influência da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia.

Este é o segundo ano consecutivo que um estudante brasileiro vence esse prêmio, que busca incentivar a inovação científica na área de tecnologia da informação para a biodiversidade, com premiação de 5 mil Euros para dois projetos em nível mundial, sendo um de mestrado e outro de doutorado.

A pesquisa de Itanna, possivelmente, é o primeiro estudo com tratamento taxonômico e ecológico usado para monitorar o impacto de uma usina hidrelétrica na fauna de formigas, com publicação de um conjunto de dados contendo 9.165 ocorrências coletadas durante 253 pesquisas de campo. O conjunto de dados amostrado registra 10 subfamílias, 68 gêneros e 324 espécies e morfoespécies de Formicidae e está já disponível no GBIF.

Foi desenvolvido de 2011 a 2014 e levou em consideração as fases de pré e pós-enchimento do reservatório da usina e as mudanças que poderiam causar na fauna de formigas em seis áreas de influência da Usina.

A doutoranda foi indicada ao prêmio pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), responsável pela seleção nacional, e será reconhecida durante o 24º Congresso de Governança do GBIF, que será realizado em Helsinque (Finlândia), entre 24 e 29 de setembro. Juntamente com a ganhadora brasileira, a espanhola Nora Escribano, da Universidade de Navarra, foi a vencedora selecionada pelo GBIF para a categoria mestrado.

C

Artigo anteriorTemer decide não fazer pronunciamento sobre denúncia
Próximo artigoHomem com tornozeleira eletrônica é espancado e morto à pedrada em Manaus