Dra. Mayara convoca Comissão de Saúde para definir ações de combate à Covid-19

A presidente da Comissão de Saúde e Previdência (CSP) da Assembleia legislativa do Amazonas (Aleam), Dra. Mayara Pinheiro Reis (PP), convocou uma reunião extraordinária com os membros da CSP, nesta quinta-feira (7), para definir ações de enfrentamento ao coronavírus no Amazonas. O Estado entrou na fase roxa, considerada a mais alta na escala que mede os riscos da pandemia.

Segundo relatório da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) houve um crescimento de 120% no número de casos em Manaus e 47% a nível estadual, entre os meses de novembro e dezembro. Além disso, também foi detectado um aumento de 66% na média móvel de óbito por coronavírus nos últimos 14 dias.

“Infelizmente chegamos à fase roxa de contaminação epidemiológica, a mais grave de todas, o momento agora é de esforço mútuo. Cidadãos precisam tomar os cuidados necessários e o Poder Público precisa viabilizar a ampliação do número de leitos e a contratação de profissionais para a linha de frente, tanto diretamente quanto via Ministério da Saúde, para que avancemos neste momento de crise enquanto aguardamos a vacina contra o coronavírus. Como presidente da Comissão de Saúde estou acompanhando a situação e por isso solicitei a reunião com os membros para que possamos, enquanto parlamento, elaborar medidas que auxiliem o povo amazonense”, pontuou a deputada.

A parlamentar informou ainda que vai propor um envio de requerimento ao Ministério da Saúde, por meio da Comissão, cobrando o planejamento de vacinação para o Amazonas e o envio de médicos para reforçar o atendimento no estado. Além disso, ela também pretende discutir junto à comissão a possibilidade de realizar uma Audiência Pública para debater o plano de contingência que vem sendo executado na capital e interior.

Artigo anteriorEntre os Projetos de Lei aprovados na Aleam, 12% dizem respeito ao combate ao coronavírus
Próximo artigoVacinação em São Paulo terá início dia 25 e será aplicada em escolas, terminais, farmácias e postos