Drones atacam refinarias de petróleo russas e causam incêndio em uma delas

Drones atacaram, nesta quarta-feira (31), duas refinarias de petróleo a apenas 65-80 km a leste dos maiores terminais de exportação de petróleo da Rússia, segundo autoridades russas.

Um deles atingiu a refinaria de petróleo Afipsky na região russa de Krasnodar, causando um incêndio que foi posteriormente extinto, disse o governador Veniamin Kondratyev.

Não houve informações imediatas sobre quem lançou os drones, mas a Rússia acusou a Ucrânia de aumentar os ataques a alvos dentro do país, inclusive em Moscou na terça-feira (30).

A Ucrânia quase nunca assume publicamente a responsabilidade por ataques dentro da Rússia ou em território controlado por Putin.

Os ataques de drones se intensificaram nas últimas semanas em Moscou, oleodutos e até mesmo ao Kremlin antes de uma contraofensiva ucraniana.

A refinaria Afipsky fica a 80 quilômetros a leste do porto de Novorossiisk, no Mar Negro, um dos mais importantes portais de exportação de petróleo da Rússia.

A planta pode processar cerca de 6 milhões de toneladas (44 milhões de barris) de petróleo por ano.

A Novorossiisk, juntamente com o terminal Caspian Pipeline Consortium (CPC), traz cerca de 1,5% do petróleo global para o mercado.

No ano passado, a CPC exportou através do terminal South Ozereyevka 58,7 milhões de toneladas de petróleo, principalmente do Cazaquistão, enquanto o terminal de Sheskharis em Novorossiisk movimentou cerca de 30 milhões de toneladas de petróleo.

Outro drone caiu na refinaria de Ilsky, que fica a cerca de 64 quilômetros a leste de Novorossiisk, informou a agência de notícias estatal russa RIA, citando autoridades locais.

Segundo o site da refinaria, suas cinco unidades de processamento têm capacidade combinada de 3 milhões de toneladas por ano.

Refinarias em toda a Rússia têm sido frequentemente atacadas por drones após o início do que o Kremlin chama de “operação militar especial” na Ucrânia em fevereiro de 2022.

Artigo anteriorBrasileiros usam cada vez menos dinheiro em espécie, diz BC
Próximo artigoChina deve se preparar para mares perigosos, diz Xi Jinping