A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado-geral em exercício, Ivo Martins, e pelo titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), Adriano Felix, falou na manhã desta quarta-feira, dia 5, durante coletiva de imprensa realizada às 9h30, no prédio da especializada, sobre o cumprimento de mandado de prisão preventiva por latrocínio em nome de Denis de Oliveira, 25, o “Guarnize”, e Marcelo Martins Leal, 20, envolvidos no latrocínio que teve como vítima o subtenente do Exército Brasileiro (EB) Vladimir dos Santos Ladeira.
O crime aconteceu na tarde do dia 19 de março deste ano, em um mini shopping no bairro Compensa, zona Oeste da cidade. A vítima tinha 46 anos. De acordo com Adriano Felix, a ordem judicial por latrocínio, em nome de Denis, foi expedida no dia 3 de abril deste ano, pelo juiz Luis Alberto Nascimento Albuquerque, da 1ª Vara Criminal. Já o mandado de prisão preventiva por latrocínio, em nome de Marcelo, foi expedido no dia 23 de março deste ano, pelo juiz Glen Hudson Paulain Machado, do Plantão Criminal.
Ao longo da coletiva de imprensa Ivo Martins falou que no dia do crime a dupla pretendia roubar o estabelecimento onde a vítima estava, na companhia de amigos. “A intenção dos infratores era roubar os feirantes. Denis obteve informações de que o dono de uma banca de peixe estaria com uma quantia significativa de dinheiro e que havia a possibilidade de uma pessoa estar armada no local. A partir das imagens captadas pelas câmeras de segurança do centro comercial, percebemos que apesar da vítima estar preparada para situações de risco, não teve como se defender naquele momento”, argumentou.
Conforme o titular da Derfd, após o delito a equipe da especializada foi até o local do fato e solicitou as imagens das câmeras de segurança. “Por meio dessas imagens conseguimos identificar a moto usada pelos infratores e identificamos a dupla. Constatamos que são pessoas de alta periculosidade. Observamos, ao analisarmos os vídeos, que Denis, ao notar a reação da vítima, efetuou três disparos em Vladimir e pegou a pistola do oficial do EB, modelo Taurus, nove milímetros, com 15 munições intactas. Em seguida a dupla empreendeu fuga sem levar o dinheiro pretendido”, disse.
Adriano Felix afirmou, ainda, que Marcelo conduziu a motocicleta usada na fuga. Durante as diligências policiais militares conseguiram identificar um adolescente de 17 anos que sabia onde a arma do subtenente havia sido deixada. A pistola foi recuperada no dia 24 de março deste ano, em um campo de futebol na segunda etapa do bairro Compensa, na zona Oeste.
Denis foi preso na tarde da última segunda-feira, dia 3, por volta das 15h, na residência de uma amiga, localizada no Beco São Lucas, bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste. Já Marcelo foi preso na madrugada de terça-feira, dia 4, por volta das 3h, na casa do irmão dele, na Rua Cravinho do Conjunto João Paulo, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste. Em depoimento, a dupla informou que o adolescente guardou a arma, mas não teve participação no latrocínio.
Os infratores declararam, ainda, que o alvo da ação criminosa não era o subtenente e sim a renda dos feirantes do mini shopping. Ao longo dos procedimentos na especializada foi constatado, durante consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), que Denis já responde a dois homicídios ocorridos em 2014 e 2017.
A dupla foi indiciada por latrocínio. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfd, Denis e Marcelo serão levados ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde ficarão à disposição da Justiça.
O tenente-coronel da 3ª Companhia de Forças Especiais do EB, Sérgio Oliveira, participou da coletiva de imprensa e parabenizou o trabalho da Polícia Civil pela elucidação rápida do crime. Ele destacou que Vladimir era um militar excelente, com preparo físico exemplar e potencial acima da média. Estava em Manaus há dezesseis anos e durante esse período honrou as missões dadas pela corporação.
Na ocasião, o delegado-geral em exercício agradeceu o apoio do Exército Brasileiro no trabalho de campo e de Inteligência. “Com esse apoio pudemos elucidar o caso em um curto intervalo de tempo. Gostaria de parabenizar o trabalho da equipe da Derfd e agradecer o apoio da Polícia Militar, que encontrou a arma do subtenente durante ação com a equipe do 8º Distrito Integrado de Polícia (DIP)”, concluiu Martins.
Entenda o caso
O subtenente Vladimir dos Santos Ladeira estava com dois amigos no mini shopping, localizado na Rua Izaurina Braga, na segunda etapa do bairro Compensa, zona Oeste, quando foi surpreendido por Denis, por volta das 13h30 do dia 19 de março deste ano.
Denis exigiu que o militar entregasse a arma que portava e alvejou a vítima com três tiros, que atingiram a cabeça e o pescoço do subtenente. Depois do fato a dupla empreendeu fuga levando a arma de Vladimir. A vítima ainda foi socorrida e levada com vida ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no local.