Após ter entrado em recessão técnica no segundo trimestre, a economia do País apresentou crescimento do terceiro trimestre, ainda que fraco. O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre. Quando comparado ao terceiro trimestre de 2013, houve queda de 0,2%.
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB avançou 0,2% no ano em relação a igual período de 2013 e acumula alta de 0,7% em 12 meses até o terceiro trimestre de 2014.
Setorialmente, a indústria se destacou, registrando alta de 1,7% em relação ao segundo trimestre, o primeiro resultado positivo desde o segundo trimestre de 2013, quando o avanço foi de 2,2%. A agropecuária caiu 1,9%, enquanto serviços avançaram 0,5%.
Parte do desempenho fraco do PIB no terceiro trimestre é explicada pela queda do consumo das famílias. O consumo das famílias recuou 0,3% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre, o pior resultado desde o quarto trimestre de 2008, auge da crise internacional, quando o recuo foi de 2% na mesma base de comparação.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2013, o consumo das famílias mostrou alta de 0,1%, o pior resultado desde o mesmo trimestre de 2003, quando caiu 1,5%.
O consumo do governo, por sua vez, subiu 1,3% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano, a maior alta desde o mesmo segundo trimestre de 2013 (1,5%). Os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) avançaram 1,3%, as exportações, 1% e as importações, 2,4%. A alta dos investimentos quebrou uma sequência de quatro trimestres de quedas.
Revisão
O IBGE revisou a variação do PIB do terceiro trimestre de 2013 em relação ao segundo trimestre daquele ano para queda de 0,5%. Anteriormente, o PIB do período havia caído 0,6%. (Com informações da Agência Estado)