Economia está perto da depressão, diz estudo

PODER 360 – A economia Brasileira pode estar caminhando para a depressão. É o que discutem os economistas da consultoria AC Pastore que analisam a retomada econômica do país. Uma das definições de depressão econômica  é “fase do ciclo econômico em que a produção entra em declínio acentuado, gerando queda nos lucros, perda do poder aquisitivo da população e desemprego“.

De acordo com uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo, divulgada neste domingo (19.mai.2019), a equipe do ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, dono da consultoria, debate sobre a estagnação econômica e os riscos de o país voltar à recessão.

No relatório “a depressão depois da recessão”, a AC Pastore firma como principal critério para caracterizar o estado depressivo da economia a estagnação da renda per capita –divisão do PIB pelo número de habitantes do país.

De acordo com a AC Pastore, a renda por habitante em 2019 deve ficar estável pelo 3º ano seguido e 8% abaixo do pico. Esta situação é uma característica de depressão.

Em 25 de abril, 1 levantamento feito pela empresa mostrou que a recuperação de renda no Brasil nunca foi tão lenta e que a renda per capita do brasileiro está estagnada na faixa de R$ 32 mil. Este é o recorde de lentidão em recuperação econômica, superando a morosidade após a crise de 1989.

Nos casos de crises econômicas, a consultoria destaca é importante acompanhar não apenas a profundidade da recessão e a força de uma retomada mas também saber quanto cada 1 dos cidadãos perdeu de renda a partir do início da recessão. E, de acordo com o relatório, “nesse campo estamos vivendo um ciclo sem precedentes”.

Artigo anteriorJanaina Paschoal se posiciona contra atos de apoio a Bolsonaro
Próximo artigoEm brincadeira, Eduardo Bolsonaro sugere ‘Lula livre’ na RedeTV!