A Associação Abaré Escola de Jornalismo está com inscrições abertas para a 3ª edição do Edital Conceição Derzi, que vai selecionar seis pessoas para produção de conteúdo em três categorias diferentes: reportagem em texto, fotojornalismo e audiovisual. As inscrições devem ser feitas via formulário, até o dia 21 de setembro.
Neste ano, os recursos variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil. Em cada categoria duas pessoas serão selecionadas. Estão aptos estudantes de jornalismo, comunicadores populares e jornalistas profissionais que residem em Manaus e região metropolitana. As pessoas devem ser mulheres e/ou indígenas, e/ou negras e/ou transgêneras.
O tema deste ano é “Defensores ambientais e a luta pelo território”. O objetivo é contar histórias de defensores ambientais que estão lutando para manter viva a memória, a história e a vida de populações amazônicas. “Nós estamos procurando relatos de líderes de populações tradicionais, cientistas, ativistas, comunitários, pessoas que estão usando suas vidas para lutar pelo local onde vivem. A relevância e o impacto disso é que vão importar na hora da seleção”, explica a jornalista Jullie Pereira, coordenadora do edital.
As reportagens devem ter até 2,5 mil palavras, os produtos audiovisuais entre 6 e 10 minutos e os produtos fotojornalísticos entre 10 a 15 fotos. “Além do recurso de produção, os selecionados poderão solicitar um valor para custear despesas como transporte e alimentação. Isso evita gastos extras e dá mais tranquilidade para focar nas produções”, diz Pereira.
Os selecionados terão formações com a equipe da Abaré e parceiros. O edital tem apoio do Fundo Casa Socioambiental.
Organização jornalística em Manaus
A Abaré é uma associação que trabalha com educação midiática e fortalecimento do jornalismo local, em Manaus. Como organização da sociedade civil, atua oferecendo oficinas, encontros, editais e palestras. A equipe é composta por jornalistas e educadores. Em 2024, Abaré recebe apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do Instituto Clima e Sociedade (ICS), da Repórteres sem Fronteiras (RSF), do Fundo Casa Socioambiental e do Ministério dos Direitos Humanos (MDH).
Conceição Derzi
O edital Conceição Derzi está na terceira edição. Nas duas anteriores os temas foram “Juventude e eleições” e “Soluções para redução de danos ambientais no território amazônico”. A seletiva tem o nome da professora de jornalismo Conceição Derzi, que faleceu em 2022. Ela foi professora do curso de jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por mais de 30 anos, e ajudou a fundar o Centro Acadêmico de Jornalismo. Sua trajetória envolve a luta pelo movimento estudantil, pelo movimento de mulheres e pela população LGBTQIA+, no Amazonas. Com informações de D24am.