Em alusão ao Dia Mundial do Meio ambiente, estabelecido no dia 5 de junho, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde (SES-AM), participou, nesta terça-feira (06/06), de uma ação em alusão à data com o tema “Soluções para a poluição plástica”, de iniciativa da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc).
A programação foi realizada na Escola Estadual Tempo Integral Rafael Henrique Pinheiro Dos Santos, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. Pela fundação, estiveram presentes o Núcleo de Educação em Saúde (NES), além da Subgerência de Entomologia e a Gerência de Doenças de Transmissão Vetorial (GDTV-Dengue). Esses dois últimos setores do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA).
O evento, que segue até quarta-feira (07/06), tem objetivo a celebração do 50º dia Mundial do Meio Ambiente, sensibilizar professores e estudantes da rede pública, além de apresentar à comunidade escolar propostas de redução e destinação adequada de resíduos sólidos, principalmente de composição plástica.
Os técnicos realizaram orientações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como a dengue, a quase 300 alunos da escola durante a programação. As explicações foram apresentadas por meio de palestras, jogos lúdicos e desenhos para colorir, com o intuito de que as crianças tenham o conhecimento da importância de combater o mosquito e a doença.
Além da FVS-RCP e da Seduc, outras instituições do Estado e município participaram da ação: Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
Amanda Andion, gerente do NES na FVS-RCP, pontua sobre a importância das atividades de educação em saúde voltada às crianças no controle e prevenção de doenças. “A proposta é disseminar informações sobre o controle do Aedes aegypti. Então, aproveitamos esse evento que é uma oportunidade ímpar para que as crianças sejam multiplicadoras dessas informações tão necessárias”, disse.
Para a diretora da escola, Priscilla Dantas, a parceria da Seduc com a FVS-RCP beneficia a comunidade escolar. “Essas crianças hoje estão sendo instruídas aqui na escola, mas depois podem passar esse conhecimento para os pais e os demais familiares, porque o aprendizado aqui é contínuo” disse a diretora.
A aluna Marcela Ramos, de 7 anos, destaca o aprendizado obtido. “Eu sei que é muito importante não deixar água parada para não ter o mosquito que deixa a gente doente. Hoje, eu aprendi muita coisa e, quando chegar em casa, vou falar tudo para a minha mãe e meu pai”, afirmou a estudante.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Comemorado no dia 5 de junho, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.