Em Brasília, deputado Dan Câmara e Ministro Lewandowisk reúnem para discutir sobre segurança pública

Foto: Divulgação Assessoria

Numa reunião, nesta quinta-feira (14/03), em Brasília, o ministro Ricardo Lewandowisk, da Justiça e Segurança Pública, e o deputado Comandante Dan (Podemos) discutiram sobre as ações estruturantes necessárias à segurança pública, no Brasil. Para ambos, a efetivação da Lei do Sistema Único de Segurança (Lei nº 13.675/ 2018) e a incorporação do município, como um ente ativo no sistema devem ser prioridade dos Poderes Executivos em todas as esferas.

O deputado estadual, que preside as Comissões de segurança pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), propôs ao ministro reunião com os presidentes de Comissões de segurança pública das Assembleias Legislativas do Brasil, para traçar metas e estratégias à efetivação da municipalização.

“Estamos abertos a ouvir as opiniões e propostas, estamos em Brasília para isto. Queremos conhecer propostas e intenções para podermos ajudar”, declarou o ministro.

Ações de Fronteira

Dan Câmara também abordou, durante a reunião, a proposta apresentada anteriormente ao Ministério e ao Governo do Amazonas, sobre a decretação da medida constitucional da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) à faixa de fronteira do Amazonas, bem como à Calha do Rio Solimões, portões de entrada ao crime organizado na Região Norte.

Lewandowisk, entretanto, argumentou que os custos de ações desse porte têm se revelado muito altos, considerando a relação custo benefício, e que a experiência desenvolvida na região Sudeste sofrerá ajustes para que se torne mais efetiva em termos de segurança, consolidando eficiência e eficácia.

Na opinião do parlamentar, o primeiro encontro com o ministro Lewandowisk foi bom e revelou uma agenda de proximidade. De acordo com Câmara, o ministro está interessado e disponível, mas quer ser convencido tecnicamente de medidas que escapem ao imediatismo. “O ministro usou repetidas vezes referências às políticas públicas mais densas, isso é animador”, comemora.

Próximos Passos

O Comandante Dan retorna a Manaus com dois encontros nacionais propostos para Manaus: o 1° Encontro técnico entre as Comissões de segurança estaduais, Câmara e Senado Federal, dias 11 e 12 de abril, e o 2° Seminário de Segurança Inovadora, dias 23 e 24 de maio. As datas serão confirmadas até o final de março.

Também, segundo o parlamentar, existe a proposta de criação, no Amazonas, de um Centro Integrado de Operações de Fronteira (CIOF), nos mesmos moldes do que existe em Foz do Iguaçu, no Paraná, e a instalação de um Gabinete de Gestão Integrada à faixa de fronteira do Amazonas e para a Calha do Solimões.

As tratativas já tramitam na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Câmara considera estratégico trazer o Ministro ao Amazonas, para uma pauta de segurança. “Esta é a meta mais imediata”, afirmou.

Artigo anteriorDr. George Lins propõe criação de Casa de Apoio do Estado para moradores do interior em tratamento de saúde prolongado
Próximo artigo‘Indígenas são cruciais no desafio climático’, diz Guajajara