O colombiano Jesus Salvador Oraco, 29 anos, foi preso na madrugada desta quinta-feira, 22, em Codajás (AM), com 140 kg de cocaína, munições, granadas e uma lancha. O traficante foi preso em ação policial montada pelo delegado titular da 78ª DIP, Thyago Garcez.
“Recebemos a informação de que uma quadrilha transportaria em um barco grande quantidade de drogas, armas e munições. Preparamos uma incursão ma área portuária de Codajás e chegamos ao colombiano que abastecia a embarcação utilizada para transportar drogas”, disse.
O traficante colombiano foi levado para a delegacia onde confessou que transportaria a droga para Manaus.
O traficante confessou, também, que a droga estava guardada em um acampamento às margens do rio, distante cerca de 40 minutos de barco.
No local foram apreendidos 74 quilos de maconha prensada, 66,3 quilos de pasta base de cocaína, uma pistola calibre nove milímetros, uma submetralhadora calibre 765, uma escopeta calibre 12 semiautomática, além de duas granadas de uso restrito do Exército colombiano.
O colombiano foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Ele ficará preso na sede da 78ª DIP, à disposição da Justiça, que decidirá nas próximas horas se o infrator será ou não encaminhado para Manaus, onde deverá cumprir pena em alguma unidade prisional da capital.