Em conversa vazada, Onyx diz a Osmar Terra que teria ‘cortado a cabeça’ de Mandetta; confira

PODER 360 – Osmar Terra também criticou o atual ministro da Saúde, cuja demissão foi aventada por parte da imprensa na 2ª feira (6.abr). Ele disse que “o ideal era o Mandetta se adaptar ao discurso do Bolsonaro“. O ministro da Saúde e o presidente tiveram atritos nas últimas semanas devido ao fato de o ministro ter defendido a posição de governadores pelo isolamento social para prevenção à covid-19. Bolsonaro critica a estratégia e quer ações que atenuem os impactos econômicos da pandemia. v

A CNN obteve a conversa ao fazer uma ligação para Osmar Terra e este atender e não responder, mas também não desligar o telefone. Eis a íntegra do diálogo divulgado pela emissora:

  • Onyx Lorenzoni“Eu acho que esse contraponto que tu tá fazendo…”
  • Osmar Terra: “É complicado mexer no governo por que ele tá…”
  • Onyx Lorenzoni: “Ele não tem compromisso com nada que o Bolsonaro está fazendo”
  • Osmar Terra: “E ele se acha”
  • Onyx Lorenzoni: “Eu acho que (Bolsonaro) deveria ter arcado (com as consequências de uma demissão)…”
  • Osmar Terra: “O ideal era o Mandetta se adaptar ao discurso do Bolsonaro”
  • Onyx Lorenzoni: “Uma coisa como o discurso da quarentena permite tudo. Se eu tivesse na cadeira… O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele…”
  • Osmar Terra : “Você viu a fala dele depois?”
  • Onyx Lorenzoni: “Ali para mim foi a pá de cal. Eu já não falo com ele há 2 meses. Aí acho que é xadrez. Se ele sai vai acabar indo para a secretaria do Doria” 
  • Osmar Terra: “Eu ajudo Onyx. E não precisa ser eu o ministro, tem mais gente que pode ser”

Onyx mencionou na conversa encontro de Bolsonaro com ministros ocorrido na tarde de 2ª feira (6.abr), justamente quando foi noticiada a depois não confirmada demissão de Mandetta.

O ministro da Saúde concedeu entrevista coletiva pouco depois daquela reunião e disse esperar ter “paz para prosseguir” no trabalho de combate à covid-19. Mandetta chegou ao ministério aplaudido pelos funcionários da pasta, na ocasião.

Mandetta disse que o Ministério da Saúde não têm a pretensão de ser os donos da verdade e que o órgão trabalha com dúvidas e a busca para solucionar os problemas, com base na ciência.

O ex-ministro Osmar Terra fez menção, na conversa com Onyx, a essa entrevista de Mandetta. Em resposta, o chefe do Ministério da Cidadania diz que “ali foi a pá de cal”. Onyx e Mandetta são filiados ao mesmo partido, o DEM, que também é a sigla dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (AP).

Ambos já defenderam publicamente a permanência de Mandetta no cargo e teceram elogios à atuação do ministro em meio à crise. Terra, por outro lado, é 1 crítico das posições adotadas pela pasta. Concorda com Bolsonaro sobre aliviar as medidas de restrição de circulação e de funcionamento do comércio. Ele era também 1 dos nomes cotados para assumir a Saúde caso Mandetta caísse.

Na 4ª feira (8.abr), Mandetta fez questão de ressaltar que “está tudo bem” em sua relação com o presidente da República e que “quem comanda esse time aqui é o presidente Jair Messias Bolsonaro”. 

Artigo anteriorBernie Sanders desiste de concorrer por indicação democrata nas eleições dos EUA
Próximo artigoBoris Johnson, diagnosticado com covid-19, deixa a UTI no Reino Unido