Em entrevista a Rádio Mix, Lula relembra parceria e reafirma apoio a Eduardo Braga

O ex-presidente e candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira (26) à emissora de rádio Mix de Manaus e reafirmou o apoio à candidatura do senador Eduardo Braga (MDB) ao Governo do Estado.

Ele relembrou a parceria dos dois de 2003 a 2010, quando Lula era presidente da República e Eduardo, governador, e ressaltou o compromisso firmado pelos candidatos para o estado em uma possível “nova edição” da dobradinha Lula – Eduardo.

“Eu espero que o Eduardo Braga ganhe as eleições no Amazonas, porque nós fizemos uma parceria extraordinária com ele. É preciso retomar essa parceria”, disse Lula, que ressaltou obras como o Gasoduto Coari-Manaus, a Ponte sobre o Rio Negro, a recuperação da Praça da Matriz, o Porto de Manaus, destacando também o fortalecimento da Zona Franca de Manaus naquele período.

“É preciso que o governo faça todo o esforço para manter funcionando a Zona Franca de Manaus, porque se ela for extinta, se as empresas continuarem saindo da Zona Franca, como já saíram, a gente pode ter um caos de desemprego. No nosso governo, a gente conseguiu criar 630 mil vagas diretas e indiretas de emprego no Amazonas”, disse Lula, que assegurou a parceria em defesa permanente do principal motor econômico do estado. “Nós vamos garantir a permanência da Zona Franca de Manaus”.

Lula também fez duras críticas ao combate à pandemia de coronavírus no estado, que vitimizou mais de 14 mil pessoas no Amazonas, em meio a escândalos de corrupção e desabastecimento de oxigênio no período mais crítico da pandemia. “Nunca mais alguém morrerá por falta de oxigênio no Amazonas”, declarou Lula, sobre o que chamou de “descaso” e “falta de respeito” do governo.

Em tom enfático, Lula ainda criticou a eficiência da parceria entre Bolsonaro-Wilson Lima, que teria gerado poucos frutos para o estado do Amazonas. “Pelo o que eu sei, Bolsonaro veio para inaugurar uma ponte de madeira de 18 metros. Mais nada”, disse Lula.

Futuro

Na entrevista, o ex-presidente também defendeu uma reforma tributária que diminua os impostos sobre os mais pobres e classe média, isentando o Imposto de Renda uma parcela da população. “Quem ganha até R$ 5 mil não vai pagar Imposto de renda”, afirmou.

A proposta de redução de carga tributária encontra alinhamento no plano de governo do aliado político do candidato à presidência, já que Eduardo tem reafirmado o compromisso de isentar o ICMS das contas de energia residencial da população da capital e do interior.

Alinhados

Outro ponto de confluência das propostas da parceria entre Lula e Eduardo é a política habitacional. Enquanto o presidente do Minha Casa Minha Vida prometeu retomar os investimentos no programa, o governador do Prosamim garantiu que irá combater o déficit habitacional do estado com a criação de 30 mil moradias populares caso seja eleito.

Artigo anteriorWilson Lima é investigado por reformar casa com R$ 574 mil em espécie e ‘laranjas’ na pandemia
Próximo artigoRodrigo Guedes cobra esclarecimentos da PMM sobre envolvimento de David Almeida com facção criminosa