Em operação conjunta nesta terça-feira (30), a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) destruíram uma ponte que dava acesso de garimpeiros ilegais à terra indígena Sete de Setembro, em Rondônia.
Segundo as investigações, os garimpeiros iam à uma área de exploração ilegal de ouro em uma sequência de ilegalidades, desde a extração até o comércio fora do estado.
A ação dos agentes nesta terça tem o objetivo de intensificar as ações de combate aos crimes ambientais e garimpos ilegais, além de crimes contra a fauna e a flora presentes nessa área de preservação.
A Polícia Federal contou com o apoio do Comando de Aviação Operacional (Caop), unidade especializada que dispõe de recursos aéreos de alta tecnologia, o que permite um monitoramento mais eficiente e uma pronta resposta às atividades ilegais identificadas na região.
No momento da operação não haviam garimpeiros no local. Por esse motivo, ninguém foi preso. A PF continuará monitorando a área para evitar novas construções de pontes de acesso à reserva indígena