Depois de suspender a divulgação da pesquisa encomendada pela TV Globo e jornal Estadão sobre as intenções de voto para a presidência da República, na terça-feira (4), o Ibope decidiu, nesta quarta-feira (5), divulgar os números sem os cenários em que Lula aparece como candidato. A decisão se deu por conta do resultado do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, na última sexta-feira (31), que barrou o registro da candidatura do ex-presidente.
Sem Lula, o instituto decidiu, então, incluir o nome de Fernando Haddad, vice na chapa do PT, como o postulante ao Planalto pelo PT.
Nesta situação, o levantamento apontou Jair Bolsonaro (PSL) liderando as intenções de voto, com 22%. O segundo lugar é ocupado por Marina Silva (Rede), que tem 12% das intenções. Ela é seguida por Ciro Gomes (12%), do PDT, e Geraldo Alckmin (9%), do PSDB. Pela margem de erro o tucano e o pedetista estão empatados tecnicamente. Fernando Haddad, que ainda não é colocado pelo PT como o cabeça de chapa, subiu de 4% da última pesquisa de agosto para 6%. Pela margem de erro, o ex-prefeito está tecnicamente empatado com Alckmin.
Álvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo) têm 3%. Eles são seguidos por Henrique Meirelles (MDB), com 2%, e Guilherme Boulos (PSOL), com 1% das intenções.