Em sessão tumultuada, Roberto Cidade é eleito novo presidente da Aleam para 2021/22

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), elegeu na tarde desta quinta-feira (3) os integrantes da Mesa Diretora para o 2° biênio da 19ª Legislatura.

O grupo que comandará o Poder Legislativo nos próximos dois anos, conta com os nomes dos deputados Roberto Cidade (PV) (presidente); Josué Neto (PRTB) 1° vice-presidente; Mayara Pinheiro Reis (PP) 2° vice-presidente; Adjuto Afonso (PDT) 3° vice-presidente; Delegado Péricles (PSL) secretário geral; Álvaro Campelo 1° secretário; Sinesio Campos 2° vice-secretário; Fausto Júnior 3° vice-secretário; Felipe Souza, Ouvidor e Therezinha Ruiz, Corregedora.

Foram 16 votos favoráveis à chapa 1 e oito votos favoráveis a chapa 2, formada pelos deputados: Belarmino Lins (PP); Abdala Fraxe (Podemos); Cabo Maciel (PL); Saullo Vianna (PTB); Dr. Gomes (PSC); Joana Darc (PL) e Alessandra Campêlo (MDB).

O presidente eleito, deputado Roberto Cidade, disse que está honrado por ter sido escolhido pela maioria dos seus colegas e prometeu caminhar junto aos seus pares. “Tive 16 votos de amigos. O parlamento decidiu dessa forma, respeitando os outros colegas”, comentou Roberto Cidade.

PEC

A votação nesta quinta-feira aconteceu, após a aprovação em plenário da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 05/2020 que alterou a redação do artigo 29, parágrafo 4°, inciso II da Constituição do Amazonas. A medida possibilitou a antecipação da votação, anteriormente prevista para o último dia de Sessão plenária do ano corrente.

A PEC foi aprovada com 15 votos favoráveis e quatro contrários.

Chapa 2 contesta

A votação da Mesa Diretora nesta quinta-feira, aconteceu com protestos de deputados pertencentes a chapa 2. A atual vice-presidente da Casa, deputada Alessandra Campêlo prometeu entrar com ação na Justiça do Estado para invalidar a eleição.

Ela foi seguida pela líder do Governo, deputada Joana Darc e pelo deputado Belarmino Lins, que em pronunciamento disse estar triste pelo atual momento interno da Aleam.

“É um momento triste que haverá de macular a história do parlamento amazonense. Nos últimos 32 anos não se teve um momento tão crítico, em um processo interno do parlamento”, discursou.

Mesa garante a legalidade

O presidente da Casa, deputado Josué Neto, afirmou ter segurança a legalidade da votação e que não teme o seu ajuizamento.

“Todas as vezes que atos da Mesa foram ajuizados, o Tribunal de Justiça do Amazonas reconheceu a certeza dos ritos aprovados pela Casa”, ponderou.

Artigo anteriorPIB do terceiro trimestre mostra recuperação em V, diz Paulo Guedes
Próximo artigoAção Civil Pública quer barrar aumento na conta de energia elétrica no Amazonas