Em Silves, Idam realiza capacitação em parceria com a Embrapa sobre a cultura do café

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia e Amazônia Ocidental), realiza, desde segunda-feira (18/10), capacitação sobre a cultura do café para técnicos executores do Projeto Prioritário do Instituto para o segmento. O evento acontece na sede da Associação Solidariedade do Amazonas (ASA), localizada na estrada da Várzea, em Silves (distante 204 quilômetros de Manaus) e encerra nesta sexta-feira (22/10).

O curso conta com aulas teóricas e práticas e tem como objetivo capacitar os técnicos em todas as etapas de produção do café, visando o aumento da produtividade, inserção de novas tecnologias e o acesso ao crédito rural, que é uma ferramenta essencial para que o agricultor possa investir na estrutura de produção.

’’O café é uma das principais bebidas consumidas no mundo, sendo o Brasil o maior produtor mundial. Com a inovação tecnológica, pesquisas e parcerias, foi possível melhorar geneticamente o café para a região amazônica, fortalecendo a cadeia produtiva e contribuindo para a geração de renda dos agricultores familiares do Amazonas’’, destacou a engenheira agrônoma do Idam e coordenadora do Projeto Prioritário do Café, Ana Cecília

Ao todo, 12 municípios do estado estão contemplados no Projeto Prioritário do Café: Apuí, Barreirinha, Guajará, Envira, Humaitá, Itacoatiara, Itapiranga, Nova Olinda do Norte, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Vila Extrema/sul de Lábrea e Silves.

Acesso à tecnologia -O investimento em tecnologias tem gerado resultados positivos para o Amazonas. Em 2019, o Sistema Sepror em parceria com a Embrapa Rondônia, Embrapa Amazônia ocidental e Universidade Federal do Amazonas (UFAM) iniciaram o experimento de plantio de café clonal, na sede da ASA.

O objetivo foi quantificar a adaptabilidade e estabilidade dos clones em diferentes ambientes do Amazonas, além de avaliar o processo genético e selecionar, pelo menos, seis clones de maior produtividade e qualidade da bebida para cultivo nas sub-regiões do rio Negro, médio Amazonas e rio Madeira.

Projeto Prioritário– Como meta do projeto, o Idam está em fase de implantação de 13 viveiros comunitários de café, com capacidade para produção de 17 a 34 mil mudas, por ciclo. A iniciativa também prevê a implantação de 12 Unidades Demonstrativas (UDs) de café, cada uma com meio hectare, que irão atender beneficiários do Projeto Prioritário do Café.

Artigo anteriorSine Amazonas divulga 64 vagas de emprego em diversas áreas para esta sexta-feira (22/10)
Próximo artigoCoronavac tem intervalo reduzido para 15 dias na capital paulista