Empresa analisa bactérias encontradas em plantas da Amazônia

Uma pesquisa desenvolvida com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) analisou bactérias encontradas em plantas da Amazônia para produção de bioprodutos como biossurfactantes e plásticos biodegradáveis.

O projeto intitulado “Produção de Bioprodutos: Biossurfactantes e Plásticos Biodegradáveis a partir da Microbiota Amazônica” foi desenvolvido pela empresa Ecobios LTDA, no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Micro Empresas de Pequeno Porte (Pappe Integração), edital nº 003/2011.

Os resultados do trabalho foram apresentados durante o Seminário de Avaliação de Projetos de Inovação Tecnológica 2017, na manhã desta quinta-feira (27), no Hotel Caesar Business, no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
O evento é uma ação da Fapeam em parceria com a Agência Brasileira de Inovação (Finep), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação e Geodiversidade (Secti) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

O surfactante é um produto muito usado na indústria, sendo capaz de misturar óleo e água no mesmo recipiente. No mercado ele está presente em alimentos, medicamentos e cosméticos, por exemplo.

A coordenadora do estudo, a doutora em Genética e Evolução, Antônia Queiroz Lima de Souza, explicou que produtos semelhantes já existem no mercado, mas o desafio da empresa foi o de encontrar uma bactéria com potencial para produção de novos biossurfacantes e novos plásticos biodegradáveis, ou seja, produtos mais sustentáveis a partir da biodiversidade amazônica e que não prejudicam a natureza. No momento a pesquisa está em fase de patente.

Artigo anteriorEquipe do 10º DIP prende homem com drogas e munições no bairro Alvorada 1
Próximo artigoOito integrantes da facção criminosa FDN são presos com armas de grosso calibre