A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu no último domingo (3/11). Porém, foi apenas nas últimas horas que algumas publicações envolvendo a redação do exame começaram a viralizar nas redes sociais.
Em fotos, candidatos aparecem mostrando supostas “colas” que usaram para realizar essa etapa.
Na primeira delas, uma jovem escreve: “POV [sigla em inglês de point of view – ponto de vista] você voltou do Enem”, com modelos pré-prontos de redação impressos e colados na perna.
Outro jovem compartilhou uma foto segurando uma barra de chocolate junto de um pedaço de papel. Na legenda ele escreveu: “Nunca foi sorte, sempre foi truque”.
As duas fotos dão a entender que os candidatos não teriam sido flagrados por nenhum fiscal de prova.
Segundo o edital do Enem de 2024, “utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do Exame leva à eliminação do estudante”.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, que os candidatos que publicaram na internet evidências de “cola” ainda podem ser desclassificados, mesmo sem terem sido flagrados no momento da prova, já que “o edital do Enem prevê que os participantes do exame podem ser eliminados ‘a qualquer momento’ caso utilizem meios fraudulentos em benefício próprio”.
*Com informações do Metrópoles.