Enxadristas estreiam nos jogos dos Insitutos Federais Etapa Norte 2016

O clima animado e ‘barulhento’ das delegações nas dependências da Vila Olímpica de Manaus contrasta com o ambiente silencioso e concentrado na sala do auditório, local onde acontecem as partidas de xadrez dos Jogos dos Institutos Federais – etapa Norte 2016 (JIFS 2016), nas categorias masculina e feminina.

Participam das disputas de xadrez, as delegações dos Institutos de Roraima, Rondônia, Acre, Tocantins, Amazonas e Amapá. Segundo a professora Lorena Queiróz do IFAM (Instituto Federal do Amazonas), coordenadora da modalidade xadrez, as equipes são formadas por 5 jogadores, mas também há alguns Institutos com um número menor que o padrão.

As equipes são formadas por 5 ou no mínimo 3 jogadores. O objetivo do jogo de xadrez é movimentar a peça de uma forma que você acabe encurralando o rei do seu oponente. O xadrez possui 6 peças, algumas são multiplicadas para dois, no caso das torres, cavalo e bispo, já os peões são multiplicado por 8, além de possuir um rei e uma dama.

O sistema de jogo usado na competição de hoje foi o Suíço, no estilo de competição rápida com 30 minutos, e dividido em 5 rodadas. Cada vitória vale 1 ponto e não há um perdedor por se tratar de um torneio Suíço, onde o mais importante é acumular pontos. A cada rodada acontece um nivelamento, onde o jogadores vão disputando com pessoas de pontuação semelhante. Há o empate em casos de sobrar apenas o rei de cada um dos adversários, ou ocorrer o “Rei afogado”, o momento onde um dos participantes não está em xeque, mas qualquer movimento que fizer o colocará em xeque.

Em seu segundo ano de competição, representando o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), a atleta Caroline Tarabassi, 16, afirma que o segredo de um bom enxadrista é a concentração e um bom raciocínio lógico.

Na edição anterior a estudante foi finalista regional junto com sua equipe, Tarabassi conta que as finais nacionais foram emocionantes e serviram como um aprendizado, mesmo com sua derrota.

As disputas do xadrez acontecem até o dia 31 de agosto, no auditório da Vila Olímpica de Manaus. Já as outras modalidades dos JIFS – etapa Norte 2016 acontecem até o dia 31 de agosto, no Clube do Trabalhador – SESI, Praia da Ponta Negra, Campus Manaus Zona Leste e Campus Manaus Centro (CMC). A entrada é gratuita.

Sobre o JIF-Etapa Norte

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é o anfitrião dos Jogos dos Institutos Federais – Etapa Norte (JIFs 2016). As competições de onze modalidades ocorrerão até o dia 31 de agosto, na Vila Olímpica de Manaus, Praia da Ponta Negra, Ginásio Renê Monteiro, Clube do Trabalhar (Sesi), Campus Manaus Zona Leste (CMZL) e Campus Manaus Centro (CMC).

Os campeões de cada modalidade irão competir na etapa nacional que acontecerá nos dias 4 a 9 de outubro, em Brasília (DF).

O JIFs – Etapa Norte têm o apoio da Procter & Gamble (P&G), empresa internacional de bens de consumo, como alimentos e produtos de higiene e limpeza, e da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel-AM).

Artigo anteriorSemsa lança nesta segunda-feira Campanha de combate ao fumo
Próximo artigoAssaltante é submetido à sessão de espancamento e sofre traumatismo craniano