No início da noite de quarta-feira, dia 24, por volta das 18h, a equipe de investigação do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP) cumpriu mandado de prisão preventiva por roubo em nome de Helton Carlos Santos Castro, 22. O jovem foi preso no prédio da unidade policial, situada no bairro Santo Antônio, zona Oeste.
De acordo com a delegada titular do 5º DIP, Déborah Barreiros, Helton esteve na unidade policial para saber informações sobre a prisão de um amigo dele, Jean Carlos dos Santos, 24, preso na última terça-feira, dia 23, pela equipe do 5º DIP, após roubar funcionários e clientes de uma drogaria situada no bairro Santo Antônio, no dia 22 deste mês.
Na ocasião, Helton foi reconhecimento pela equipe de investigação do 5º DIP, no momento em que uma vítima de outro roubo ocorrido no dia 18 de abril deste ano, também nas dependências de uma drogaria, dessa vez situada no bairro Redenção, zona Centro-Oeste, mostrava as imagens da ação criminosa aos policiais civis.
“Até então não sabíamos a identidade de Helton, mas no momento em que a vítima estava nos mostrando as imagens da ação criminosa, nós o reconhecemos como autor do roubo ocorrido no dia 18 de abril. Em ato contínuo representei o pedido de prisão preventiva em nome dele, prontamente atendido pelo juiz do Plantão Criminal. Helton e Jean atuaram juntos no roubo ocorrido no mês passado”, explicou Barreiros.
Segundo a autoridade policial, toda a ação criminosa foi registrada por uma câmera de segurança instalada na drogaria. Nas imagens Helton está em posse de uma arma de fogo e o comparsa dele, Jean, pegou a renda e produtos do estabelecimento. Em seguida a dupla empreendeu fuga do local.
Conforme a delegada, o mandado de prisão em nome de Helton foi expedido ainda na quarta-feira, dia 24, pelo juiz Luís Alberto do Nascimento Albuquerque, do Plantão Criminal. “Quando perguntamos sobre a participação dele no crime e mostramos as imagens da ação, ele confessou ter participado do delito”, disse a titular do 5º DIP.
O jovem foi indiciado por roubo majorado. Ao final dos procedimentos cabíveis na unidade policial, ele será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde ficará à disposição da Justiça.