Os bairros Braga Mendes, na zona Norte, Coroado, Ouro Verde e Mauazinho, na zona Leste, e Parque São Pedro e Parque Riachuelo, na zona Oeste, são os primeiros a receber os 220 vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que farão visitas casa a casa para vacinar cães e gatos contra a raiva. As equipes ficarão três dias nestes locais e seguem para outros bairros, até concluir a cobertura de todas as zonas geográficas da cidade, durante os 45 dias de campanha antirrábica.
A meta é imunizar 218.693 animais, sendo 164.617 cães (80% da população canina estimada) e 54.076 gatos (100% da felina) e a vacinação encerra no dia 27 de outubro. A Campanha Antirrábica foi aberta no último dia 12, no Instituto Federal do Amazonas (antiga Escola Agrotécnica do Amazonas), na Alameda Cosme Ferreira, s/nº, bairro Zumbi dos Palmares, e os vacinadores iniciaram nesta terça-feira, 13, a vacinação domiciliar.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, enquanto em 1990 foram registrados 73 casos de raiva humana no país, no ano passado esse número caiu para apenas dois oficialmente notificados. Segundo a Organização Mundial de Proteção Animal (WSPA, na sigla em inglês), outros países da América Latina, entre os quais o México, o Peru e o Chile, também conseguiram obter esse resultado por meio da vacinação em massa gratuita. Em toda a região, os casos de raiva canina caíram de 25 mil, em 1977, para 196, em 2011.
A vacina é gratuita. Para recebê-la o animal deve ter mais de três meses de vida, estar em boas condições de saúde. Não precisa ter cartão de vacinação, pois será emitido um certificado no momento da aplicação da dose. Na zona rural, a vacinação já foi concluída. Foram vacinados 13.069 animais, sendo 9.868 cães e 2.841 gatos.