247 – A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) criticou duramente o Exército brasileiro que fez uma homenagem ao major alemão Eduard Ernest Thilo Otto Maximilian von Westernhagen. Ele integrava o exército nazista na Segunda Guerra Mundial.
“Daí vem o exército brasileiro e resolve homenagear um Militar Nazista ? É sério? Um DESgoverno que exalta o TORTURADOR e ASSASSINO Ustra, já já homenagem o próprio Hitler também. Vergonha Internacional!”, escreveu a parlamentar no Twitter.
Em sua homenagem, o Exército brasileiro informa: “Prestamos hoje homenagem ao oficial de nação amiga”.
A postura do Exército não surpreende. Ex-capitão, o presidente Jair Bolsonaro também fez homenagem ao coronel Carlos Brilhante Ustra, ex-chefe do Doi-Codi de São Paulo e torturador na ditadura. Em abril de 2016, ao proferir seu voto pelo golpe contra Dilma Rousseff, o então deputado federal disse que o militar é o “pavor de Dilma Rousseff” (veja aqui).
Ustra é apontado como responsável por ao menos 60 mortes e desaparecimentos em São Paulo durante a ditadura e foi denunciado por mais de 500 casos de tortura cometidos nas dependências do Doi-Codi entre 1970 e 1974.
O coronel faleceu em 2015. Em 2018, a Justiça do estado de São Paulo extingiu a condenação dele por tortura.