Escola estadual lança livro sobre o período de aulas remotas

O olhar diferenciado em meio a um período de instabilidade, resultou na produção de um livro, escrito pela gestora Ádila Marta e as professoras Silva Denízia, Keylah Adriana e Zilda Andrade. Intitulado “EE Professor Benício Leão e a implementação de práticas inovadoras em tempos de pandemia: a aprendizagem para além da sala de aula”, a obra foi lançada na sexta-feira (1º/10), no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (CEPAN). 

Com base nas experiências vividas durante o período de aulas não-presenciais, o livro apresenta as práticas adotadas pela equipe escolar e visa compartilhar estratégias pedagógicas e administrativas planejadas, com o objetivo de dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Escola Estadual Professor Benício Leão, localizada na zona sul de Manaus. 

Ádila Marta, gestora da unidade, diz que o livro representa os esforços realizados pela comunidade escolar durante a pandemia. “Se no ensino remoto tivemos êxito, imagina agora, com ele na sala de aula. Devido termos nos tornado mais próximos durante o ensino remoto, fez com que os alunos não voltassem sem conhecimento para as aulas presenciais. A família conseguiu se enxergar no processo de aprendizagem e passou a ter sua participação mais efetiva”, frisa. 

Composição 

O livro é dividido em 15 capítulos, todos eles contam os desafios enfrentados no período de aulas remotas. A escolha dos capítulos foi norteada pela organização da rotina escolar, de modo que todos os aspectos fossem contemplados. E que ficasse explícito ao leitor que as aulas no ensino remoto foram planejadas e executadas com a mesma qualidade do ensino presencial.

“Este conjunto de ações realizadas pela equipe escolar é de grande orgulho para a secretaria, visto que a obra é uma ferramenta incrível que viabiliza a aprendizagem de forma única e envolvente. Mesmo durante as aulas remotas a escola não se deixou abater e planejou a continuidade das aulas, sempre pensando no processo de ensino aprendizagem dos alunos”, ressaltou a secretária adjunta executiva da Capital, Arlete Mendonça.

Durante o lançamento, as professoras e autoras do livro falaram sobre suas experiências e abordaram a parceria para enfrentar os desafios impostos. Participaram do lançamento membros da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2) e do Departamento de Gestão Escolar (Degesc).

Artigo anteriorProjeto de Lei de Roberto Cidade quer garantir meia tarifa para idosos em estacionamentos
Próximo artigoSES-AM avança com obras de reparos na Policlínica Cardoso Fontes