Escolas da rede estadual iniciam coleta de dados para Censo Escolar

Nesta sexta-feira (18/06), as escolas da rede estadual de ensino começam a coleta dos dados para matrícula inicial da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021. Gestores, secretários, coordenadores e multiplicadores da rede estadual que trabalham com a coleta de dados passaram pela formação “Treinamento do Censo da Educação Básica”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

Os profissionais informam dados das escolas, das turmas, dos alunos e dos profissionais escolares, tendo como referência a última quarta-feira de maio de 2021, ou seja, o dia 26 de maio. As informações são prestadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo site censobasico.inep.gov.br/educacenso.

No Amazonas, o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e as secretarias municipais de Educação, sendo o Estado responsável por coordenar toda a execução.

As declarações dos dados são importantes para a fundamentação de políticas públicas educacionais e a distribuição de diversos recursos federais. A coleta segue até o dia 23 de agosto, conforme Portaria/Inep nº 200 de 12 de maio de 2021.

Artigo anteriorEmenda Parlamentar de Adjuto Afonso alavanca cooperativa no Amazonas
Próximo artigoMEC cria grupo de trabalho para atualização do Enem e do Encceja