Escolas da rede estadual terão campanha inédita de prevenção ao HPV

No ano de 2012, 196 mortes

As escolas da rede estadual de educação do Amazonas serão alvo de uma campanha inédita de prevenção ao HPV, vírus causador do câncer de colo uterino, o que mais mata as mulheres amazonenses. A criação da campanha educacional, que deve envolver alunos, pais e professores.

Em março, o Governo do Amazonas instituiu a Semana Estadual de Conscientização sobre o Vírus do Papiloma Humano – HPV (Decreto nº 37.696, de 10/03/2017) e promoveu a primeira caminhada de alerta sobre o assunto em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus.

O Estado foi pioneiro na imunização de meninas de 11 e 13 anos contra o vírus no país, abrindo caminho para a adoção da vacina pelo Ministério da Saúde. Além das meninas, este ano, o governo estadual deve imunizar cerca de 84,3 mil meninos com idade entre 12 e 13 anos contra o HPV.

O câncer de colo uterino é evitável e só é possível fazer isso com educação. Trabalhar com educadores, formadores de opinião, será importante para multiplicar essas medidas preventivas da doença nas escolas, falando com os meninos e as meninas e com os pais.

Artigo anteriorAcidente com transporte escolar mata 18 crianças e 2 adultos na África do Sul
Próximo artigoMais de 6 mil mudas de guaraná foram plantadas na zona rural de Manaus