Especialista alerta para número de casos de câncer de próstata no AM e importância da prevenção à doença

O ano de 2020 deve fechar com mais de 65 mil diagnósticos de câncer de próstata no Brasil, e a previsão é de 480 casos confirmados no Amazonas. Os números apresentados pelo urologista especializado em câncer, André Mancini, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), nesta quinta-feira (26/11), em palestra na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), são um alerta para a importância dos cuidados preventivos com a saúde do homem. O especialista esteve na instituição para uma palestra em alusão à campanha nacional Novembro Azul, de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Com o tema “Uma Atitude Certa Decide o Jogo”, a palestra foi promovida pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Amazonas (Adepam), em parceria com a Defensoria Pública. A apresentação do especialista teve número reduzido de participantes presenciais, por medida de segurança para minimizar risco de contágio pelo novo coronavírus, e foi transmitida por meio do canal da DPE-AM no YouTube.

Na abertura do evento, o presidente da Adepam, defensor público Arlindo Gonçalves, disse que o objetivo é dar continuidade a campanhas voltadas para a saúde, como o Setembro Amarelo, que aborda a saúde mental, e o Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero. “Agora chegamos à conscientização sobre a saúde do homem”, afirmou.

O subdefensor público geral, Thiago Nobre Rosas, também participou do evento e disse que é uma alegria seguir em parceria com a Adepam em mais um mês de conscientização, desta vez voltado à saúde do homem. Ele ressaltou o desafio de reservar um tempo para cuidar da saúde, mesmo em um ano difícil como este vivido em meio à pandemia de Covid-19.

“Neste ano, passamos por muitas dificuldades, que nos exigiram muito, mas vamos nos conscientizar de tirar uma tarde que seja para cuidar da saúde, ir a uma consulta, porque esse cuidado é importante”, disse.

Durante a palestra, o urologista André Mancini falou sobre o câncer de próstata e a importância da prevenção, e explicou a função da próstata e seu funcionamento, além de abordar o diagnóstico, fatores de risco, a importância de vencer o tabu sobre o exame de toque, formas de tratamento e outros tipos de câncer mais comuns aos homens.

“Nesse mês de novembro, dedicado à prevenção e diagnóstico precoce de câncer de próstata, procuramos ampliar a reflexão sobre os cuidados com a nossa saúde”, afirmou.

Artigo anteriorDavid Almeida foge de convocação da Aleam para explicar fraudes na saúde em seu governo
Próximo artigoGoverno do Amazonas inicia, em dezembro, reformas de cinco Centros de Atenção Integral à Criança