Estudante do Piauí obtém nota máxima em Matemática é destaque do Enem

Um estudante do Piauí conseguiu um feito inédito nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao tirar a nota recorde na prova de matemática. Vitor Melo Rebelo, 18 anos, é aluno do Instituo Dom Barreto, em Teresina, e fez 1.008,3 pontos na avaliação. A maior nota registrada até o momento em Matemática havia sido 973,6, na prova realizada em 2014. O Instituto Dom Barreto usou as redes sociais para anunciar a vitória do estudante.

Aluno do Instituto Dom Barreto, em Teresina, no Piauí, Vítor acertou 45 questões e superou a marca anterior, de 973,6, obtida na edição de 2014. O jovem, que planeja cursar Medicina na Universidade Federal do Piauí, teve uma média geral de 841,8 pontos no exame.

— Eu fechei a prova, consegui acertar 100% da prova de Matemática. Eu não tenho confirmado se a minha nota geral foi a maior do Brasil, mas não acredito que outro estudante tenha obtido uma nota maior — afirmou Vitor.

No ano passado, o estudante já havia conseguido vaga para os cursos de Engenharia da Computação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Campinas (Unicamp), Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB) e Medicina nas faculdades Novafapi e Facid, de Teresina.

— Eu continuei estudando porque não queria cursar Engenharia, mas Medicina. Esse é o meu sonho e agora vou estudar na Universidade Federal do Piauí — disse Vítor, que concluiu o ensino médio há um ano e passou a estudar sozinho em casa e a assistir a aulas como ouvinte.

Filho de um promotor de Justiça, Vitor manteve uma rotina de seis horas diárias de estudo. Fã de Matemática, Física e Química, o estudante chegou a ser premiado em um torneio internacional de Física:

— Sempre estudei muito, focado em cursar Medicina. Tive o apoio de meus pais e dos professores do Instituto Dom Barreto.

O resultado acima de mil pontos — a nota máxima da redação do exame — chamou a atenção para a metodologia utilizada na correção do Enem.

O Ministério da Educação utiliza um modelo estatístico, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Na TRI, leva-se em conta para o cálculo da nota não apenas o número de acertos do candidato, mas o nível de dificuldade de cada questão.

A coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova também é um critério para a nota final. Por isso, o número de acertos não tem correspondência direta com a pontuação final e pode ultrapassar os mil pontos.

 

A nota mínima em Matemática caiu: de 318,5 no Enem 2014 para 280,2. Em Ciências da Natureza, o máximo foi de 875,2 e o mínimo de 334,3, contra 876,4 e 330,6, respectivamente, na edição passada do exame. Na prova de Ciências Humanas, o melhor desempenho chegou a 850,6, abaixo dos 862,1 pontos registrados no último Enem. A pior nota na disciplina foi 314,3, também abaixo de 324,8 da edição passada. Em Linguagens e Códigos, a nota mais alta chegou a 825,8, acima da registrada em 2014, de 814,2. A mais baixa ficou em 302,6, próxima dos 306,2 do ano anterior.

Na segunda-feira, o governo federal abrirá o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma na qual as universidades ofertam as vagas a serem disputadas pelos alunos. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vaga. Eles deverão especificá-las em ordem de preferência.

O sistema indicará as notas de corte para cada curso até 14 de janeiro, quando se encerra o prazo para inscrição. Durante esse tempo, os estudantes poderão alterar a opção desejada, de acordo com a concorrência.
A inscrição está restrita ao estudante que participou da edição de 2015 do Enem e não tirou zero na prova de redação. Em 18 de janeiro, o resultado será divulgado. E as matrículas ocorrem em 22, 25 e 26 de janeiro. Entre 18 e 29 de janeiro, os candidatos que não tiverem sido convocados poderão manifestar interesse na lista de espera, que será usada se as instituições tiverem vagas sobrando. MidiaNews

 

 

Artigo anteriorDireção de hospital contesta ataque de formiga em recém-nascido em Manacapuru
Próximo artigoCasal morre em colisão na AM-070; quatro ficam gravemente feridas