Estudantes de Medicina e Odontologia da Ufam participam do AmazonLog em Tabatinga

A Universidade Federal do Amazonas participa do AmazonLog, realizado em Tabatinga, com 11 alunos, sendo seis da Medicina e cinco da Odontologia. O Amazonlog é primeiro exercício militar de simulação de atendimento humanitário na selva amazônica. Os estudantes se integraram ao AmazonLog segunda-feira,05 e permanecem até o dia 13.

Cerca de 2 mil pessoas, dos quais, cerca de 500 são estrangeiras, estão presentes no exercício

Para a professora Nazaré Ramos, diretora do Departamento de Projetos e Programas de Extensão, da Pró-reitoria de Extensão (Proext), a parceria da Ufam com as Forças Armadas é fundamental para levar as ações de extensão paras as populações mais longínquas.

Para os professores dos cursos de Medicina e Odontologia, a participação da universidade no exercício trará uma serie de aprendizados acadêmico-científicos. São seis alunos do internato rural, em fase de conclusão do curso, no Amazonlog 2017.

“Os alunos ganham pois estarão vivenciando uma experiência diferente de aproximação e aprendizado com a população carente do interior do Amazonas. Para mim, será a primeira experiência de contato com o interior. Ao final, espero que todos tragam boas informações, relatos para a faculdade”, afirma o professor Erivan Clementino, da Faculdade de Odontologia.

O objetivo do exercício é criar protocolos para socorro a vítimas em caso de catástrofes na região da tríplice fronteira amazônica.

Serão realizadas simulações atendimento a vítimas de incêndios florestais, terremotos, secas, enchentes, acidentes com embarcações e também de medidas humanitárias para casos de grande contingente de deslocamentos humanos, como no caso de refugiados.

Também terão atendimentos de saúde para a população ribeirinha e comunidades indígenas do Brasil e dos países vizinhos. As manobras militares contarão com a participação de “figurantes e vítimas”. Fonte/site da Ufam

Artigo anteriorOperação da PF desarticula organização criminosa que fraudava o Enem
Próximo artigoEUA participam como observadores de exercício militar em Tabatinga (AM)