A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participa, neste domingo (05/05), das 8h às 12h, do encerramento da campanha pelo uso racional de medicamentos de 2024, coordenada pelo Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM).
O evento ocorre no Parque Municipal do Mindu, em Manaus, e finaliza a campanha pelo uso racional de medicamentos de 2024. A ação inclui uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde e bem-estar, como gincanas, atividades físicas e diversos serviços de saúde gratuitos para a população.
Durante o evento, os participantes têm à disposição aferição de pressão arterial, medição de impedância, testagem rápida para ISTs/HIV, além de orientação sobre uso racional de medicamentos. As atividades visam conscientizar a comunidade sobre a importância do uso adequado de medicamentos e os riscos do uso indevido ou abusivo.
“O CRF-AM quis atrair a população para o Uso Racional de Medicamentos e trouxe atividades com diferentes públicos. São formas de conversar com as pessoas e fazê-las entender que tomar remédios é algo sério. A automedicação é um problema que buscamos resolver todos os dias, na nossa profissão”, afirma o presidente do CRF-AM, Kacio Souza.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o objetivo principal da campanha é promover a conscientização sobre o uso seguro e racional de medicamentos, reduzindo riscos à saúde decorrentes do uso inadequado ou automedicação.
“O foco é educar a população sobre os perigos do uso indiscriminado de medicamentos, especialmente antibióticos e outros medicamentos controlados, além de incentivar hábitos saudáveis que reduzam a necessidade de medicação”, disse a diretora-presidente Tatyana.
O responsável pela Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas, reforça a necessidade de conscientização sobre o uso correto de medicamentos. “Muitos acidentes e problemas de saúde ocorrem devido ao uso inadequado ou excessivo de medicamentos. Nosso papel é ajudar a prevenir esses problemas por meio da educação e da promoção de hábitos saudáveis”, ressalta Jackson.
Prevenção a doenças
Na ocasião, a FVS-RCP realizou campanhas de educação em saúde sobre prevenção a arboviroses, como dengue, zika e chikungunya por meio de ações da sub gerência de entomologia e gerência de malária e outros hemoparasitas, ambos setores do Departamento de Vigilância Ambiental, além da equipe do Núcleo de Educação em Saúde da instituição.
Campanha
A campanha foi realizada nos dias 29 e 30 de abril e foi organizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), com apoio de várias instituições parceiras, incluindo a FVS-RCP, Procon Amazonas, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas, Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Faculdade Boas Novas, Fametro, Bemol Farma, Drogasil, Jaqueline Chagas Joias, Universidade Nilton Lins, Grupo Shelf.