Ex-pesquisador será homenageado por duas décadas de parceria do Inpa

Mostrar a importância da ciência e tecnologia como instrumento de apoio à área judicial e apresentar a experiência de duas décadas de parceria do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) com a Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa). Este será o foco da palestra que o ex-pesquisador Carlos Roberto Bueno fará na tarde desta quinta-feira (21), no Seminário em Comemoração aos 20 anos da Vemaqa, completados em julho. Na sexta-feira (22), durante o evento, Bueno será homenageado pelos serviços prestados na área.

O Seminário acontece das 14h30 às 18h, no auditório do Centro Administrativo José Jesus Lopes, anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na Av. André Araújo – Aleixo. Promovido pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), o evento debaterá temas das áreas do meio ambiente e do direito ambiental.

Para Bueno, a homenagem é o reconhecimento ao Instituto pelo trabalho que desenvolveu com as pessoas que cometeram algum crime ambiental. “Foi uma parceria muito boa e forte entre as duas instituições e ajudou a fortalecer as ações da Vemaqa”, diz.

Ele conta que durante estes 20 anos o Inpa “cuidou” de 166 apenados, pessoas que cometeram alguma infração contra o meio ambiente e foram penalizadas a cumprirem alguma tarefa na área ambiental.

Segundo o ex-pesquisador, alguns apenados cumpriram suas penas no Bosque da Ciência do Inpa e vieram contra a vontade, mas ao final gostaram tanto da experiência que muitos retornam com certa frequência para visitar o espaço de educação ambiental.

Carlos Roberto Bueno é paulista da cidade de Serra Negra e atuou por quase 40 anos no Inpa. Durante muitos anos foi coordenador de Extensão e realizou um trabalho de valorização da população ribeirinha e indígena, divulgando as ações que o Instituto desenvolve com as tecnologias sociais voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos amazônidas e a aproximação com o setor produtivo. Bueno atuou também na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) de 2003 a 2007.

 

Artigo anteriorIfam Campus Manaus e Rede Federal de Educação completam 108 anos
Próximo artigoPolícia apresenta à imprensa 4 “ratos d’água” que participaram da morte da desportista britânica