Exames de Bolsonaro deram negativo para coronavírus; leia íntegra dos laudos

PODER360 – Os exames do presidente Jair Bolsonaro para a covid-19 entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF) deram negativo. A Corte divulgou os laudos (íntegra – 2MB) na tarde desta 4ª feira (13.mai.2020).

O presidente já vinha anunciando nas redes sociais que teria testado negativo para a infecção causada pelo novo coronavírus, mas se negava a mostrar o resultado dos exames.

Ao fazer os testes, Bolsonaro usou os codinomes Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz. Os laudos contêm os números do CPF e da data de nascimento do presidente Bolsonaro. Eis os prints dos exames:

O 1º exame foi feito em 12 de marco de 2020, alguns dias depois de uma viagem aos Estados Unidos. A amostra foi colhida no HFA (Hospital das Forças Armadas) de Brasília. O método utilizado foi o PCR, considerado preciso porque detecta o material genético do vírus. Na ocasião, o presidente utilizou o nome falso de “Airton Guedes”.

O 2º exame foi em 17 de março de 2020. A repetição do teste foi feita como protocolo de segurança para evitar 1 falso negativo. Neste, o codinome usado por Bolsonaro foi Rafael Augusto.

Ao todo foram entregues 3 exames ao STF, só que o 3º exame não foi divulgado. No entanto, consta na lista de documentos entregues pela AGU (Advocacia Geral da União).

Os laudos foram divulgados depois que o jornal O Estado de S. Paulo entrou na Justiça pedindo acesso. Depois de idas e vindas, na tarde desta 4ª feira (13.mai.2020), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski decidiu dar “ampla publicidade” aos 3 exames feitos pelo presidente.

Artigo anteriorSerafim Corrêa solicita ao governo regularização de professores temporários
Próximo artigoCinco pessoas são presas em Alvarães por tráfico de droga