“Existem R $3,7 bilhões que podem ser usados no combate ao Covid-19”, diz Dermilson

Durante a reunião extraordinária da Comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas, ocorrida na manhã da quinta-feira (07), o deputado Dermilson Chagas (Podemos), mostrou dados que informam que o Governo do Amazonas fechou dezembro de 2020 com R $3,7 bilhões acima da receita estimada.

De acordo com Dermilson, a receita total estimada nos orçamentos fiscal e da seguridade social para o governo do Amazonas em 2020, foi de R $18.744.665.000,00. No entanto, a receita final apurada em dezembro de 2020, mesmo com a pandemia interferindo nas atividades econômicas no estado, fechou com R $22.500.456.359,99. Ou seja, sobrou em caixa cerca de R $3.755.791.359,99.

Com isso, o parlamentar sugeriu a aplicação desses recursos no enfrentamento ao Covid-19 no estado do Amazonas que sofre com a segunda onda, devido ao grande número de infectados e mortos.

“O governador pode usar 100% desse recurso, mas ele precisa ter atitude para agir, e principalmente ter planejamento. Não é somente fazer lockdown, é preciso ter uma força tarefa, se unir com as prefeituras e realizar testagem em massa nos bairros onde possuem o maior número de infectados e distribuir remédios e ajudar na assistência básica”, disse.

Dermilson sugere também a utilização desses recursos na contratação de mão de obra para ajudar no atendimento. “O governador precisa conversar com as universidades e contratar os alunos de enfermagem e medicina para tentar diminuir essa grande demanda. Tem dinheiro para fazer isso”, ponderou.

Artigo anteriorDetectado primeiro caso de reinfecção do coronavírus no Brasil com mutação encontrada na África do Sul
Próximo artigoEmenda do deputado Cabo Maciel abastece de teste rápido Hospital José Mendes