Fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária, da Prefeitura de Manaus, interditaram na tarde de ontem (13/04), uma fábrica clandestina de salgados, que funcionava em um prédio abandonado na avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus. A partir de uma denúncia à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a equipe da Visa Manaus foi ao local e constatou que a fábrica funcionava sem as mínimas condições de higiene e segurança alimentar, oferecendo risco à saúde pública.
No local, foram encontradas centenas de salgados que seriam comercializados, além de produtos como maionese, carne e frango com a validade vencida. Segundo levantamento, em média eram produzidos, diariamente, mil salgados que eram distribuídos para venda em diversos pontos da área central da cidade.
O fiscal da Visa, Carlos Carneiro, informou que os produtos foram inutilizados porque estavam armazenados de forma incorreta. “Os salgados estavam pré-prontos, porém, estavam impróprios para o consumo em função do local onde eram produzidos e armazenados, não apresentando nenhuma condição de higiene”, explicou.
Segundo informações repassadas pela equipe da Visa, o proprietário tinha conhecimento da irregularidade da atividade e inadequação do local. O depósito foi interditado e o proprietário foi notificado. Ele terá três dias para apresentar sua defesa na sede da Visa Manaus.