Fake news usada por Bolsonaro para atacar Miriam leitão chega ao topo do Twitter

Revista Fórum – Perfis bolsonaristas e bots – perfis falsos controlados por robôs – entraram em ação na madrugada deste domingo (21) para reforçar a fake news difundida pelo presidente Jair Bolsonaro e atacar a jornalista Miriam Leitão, da GloboNews. A hashtag #MiriamLeitaoTerroristaSim chegou aos Trending Topics do Twitter.

A tag faz referência à fala de Bolsonaro em um café da manhã com jornalistas na sexta-feira (19). Ele disse que Leitão mente ao dizer que foi torurada no pe´riodo da ditadura militar, nos anos 1970.“Ela estava indo para a guerrilha do Araguaia quando foi presa em Vitória. E depois (Miriam) conta um drama todo, mentiroso, que teria sido torturada, sofreu abuso etc. Mentira. Mentira”, afirmou o capitão da reserva.

No mesmo dia, a Globo divulgou uma nota oficial, lida ao vivo no “Jornal Nacional”, repudiando as declarações mentirosas do presidente. “Essas afirmações do presidente causam profunda indignação e merecem absoluto repúdio. Em defesa da verdade histórica e da honra da jornalista Miriam Leitão, é preciso dizer com todas as letras que não é a jornalista quem mente”, diz trecho da nota.

Leia a íntegra da reportagem na revista Fórum

Artigo anteriorDino diz que Bolsonaro não tem dignidade para se desculpar
Próximo artigoBolsonaro mente sobre insulto a nordestinos e ataca general que o criticou