FCecon prorroga até 25 de setembro prazo para submissão de trabalhos no Pan-Amazônico

O prazo para submissão de trabalhos científicos no 6º Congresso Pan-Amazônico de Oncologia, organizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), foi prorrogado até 25 de setembro. O período de submissão se encerraria nesta quarta-feira (15/09). O congresso proporcionará visibilidade aos trabalhos apresentados, uma vez que pesquisadores e profissionais de saúde de todo o Brasil estarão acompanhando a programação científica.

Para submeter um trabalho, o participante deve se inscrever no 6º Pan-Amazônico, por meio do site do evento (https://panamazonicodeoncologia.com). Cada inscrição dá direito à submissão de até dois resumos como autor principal/relator.

Os resumos aprovados serão publicados na Scientia Amazonia, qualis B4, como suplemento.

Temática 

Todos os trabalhos científicos devem ter a Oncologia como tema principal, dentro de um dos sete eixos temáticos: pesquisa básica/translacional; Cirurgia Oncológica; Oncologia Clínica; bases biológicas e moleculares das neoplasias; multidisciplinaridade em Oncologia; tecnologia e inovação em saúde; e epidemiologia, prevenção e controle do câncer.

As categorias para submissão dos trabalhos são resultado de pesquisa; revisão sistemática da literatura; estudo de caso; e relato de experiência. Os trabalhos que envolverem pesquisas com seres humanos deverão obedecer aos preceitos éticos previstos na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) nº 466/2012 e Carta Circular nº 166/2018, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Normas 

São considerados critérios para avaliação dos resumos dos trabalhos a originalidade e atualidade do tema; adequação das partes do resumo e clareza do texto; relevância do conteúdo para a Oncologia e áreas afins; e adequação do método aos objetivos propostos.

Todos os trabalhos aceitos serão disponibilizados na plataforma de transmissão do evento em forma de e-poster com gravação audiovisual. Três trabalhos de cada uma das categorias serão selecionados para a modalidade apresentação oral, de acordo com as notas obtidas através dos critérios de avaliação dos e-posters, a serem julgados pela banca avaliadora.

As apresentações orais dos três melhores trabalhos de cada categoria serão disponibilizadas com destaque na plataforma do congresso. Os melhores trabalhos serão premiados durante cerimônia no dia 12 de novembro.

Evento 

O 6º Pan-Amazônico será realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2021, em plataforma digital. Nesta edição, o tema é “Oncologia de resolutividade: fortalecendo a prevenção e acelerando o diagnóstico, o tratamento e o acesso aos cuidados paliativos”. A expectativa é realizar cerca de 45 palestras, entre elas com palestrantes internacionais com tradução simultânea.

O congresso é organizado pela FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

Artigo anteriorPolícia Militar detém quatro homens por formação de quadrilha e estelionato, na zona norte
Próximo artigoGoverno do Amazonas oferece mais de 50 cursos de qualificação on-line na área de tecnologia