FCecon realiza a primeira cirurgia a laser para o tratamento do câncer de laringe

Dando continuidade aos avanços na área cirúrgica, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizou a primeira cirurgia endoscópica a laser, para o tratamento do câncer de laringe, o quinto mais frequente entre os homens no Amazonas.

“A principal vantagem desse tipo de terapia é a rápida recuperação e a reinserção do paciente à vida social, com retorno às atividades cotidianas em uma semana, geralmente.

Além disso, o risco de sequelas também é reduzido, ajudando a preservar a voz e o processo de alimentação por via oral do indivíduo”, destacou o diretor-presidente da Fundação Cecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

O câncer de laringe é uma doença cuja incidência ainda preocupa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), subordinado ao Ministério da Saúde (MS), são esperados 80 novos casos em 2017 no Estado, todos eles em homens.

A projeção mais recente do Instituto não inclui dados para a população feminina no Amazonas. Para o Brasil, são aguardados 7.350 novos diagnósticos, a maioria, na população masculina: 6.360.

O procedimento cirúrgico realizado na FCecon faz parte de um projeto-piloto em fase de análise de viabilidade econômica para implantação. Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço, Fábio Bindá, que participou da cirurgia, o tratamento foi realizado em um paciente do sexo masculino, de 65 anos, e foi considerado bem-sucedido.
Ele consistiu na ressecção do tumor maligno localizado na laringe, através de laser, e sem a necessidade de complementação terapêutica como quimioterapia e radioterapia.

Artigo anteriorCadeia Pública registra novas fugas na manhã desta segunda-feira
Próximo artigoEm três dias quase, 30 mil abordagens são realizadas pela PMAM