‘Fenômeno’ de 13 anos já é disputado por City, Barça, United, Bayern e 3 seleções

O “fenômeno” Karamoko Dembele, que impressionou o mundo ao fazer sua estreia pelo time sub-20 do Celtic aos 13 anos, no início de outubro, segue impressionando.

Nesta sexta-feira, o jovem atacante foi convocado pela primeira vez pela seleção sub-16 da Escócia, para um torneio de juniores que terá também as equipes de Irlanda, País de Gales e Irlanda do Norte.

Cedo demais? Pois saiba que tudo na vida desta nova joia do futebol acontece na velocidade da luz.

Segundo a mídia britânica, Dembele já é disputado nos bastidores por dois dos maiores clubes da Europa: Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United, Manchester City e Chelsea. Além deles, o Monaco também segue de perto os passos do garoto.

Além disso, Karamoko é alvo da cobiça de três seleções: a Costa do Marfim, país de seus pais, a Inglaterra, onde nasceu, e a Escócia, para onde se mudou aos cinco anos.

Os escoceses, aliás, garantem que farão de tudo para segurar o “fenômeno”.

“Se tivermos a oportunidade de contar com um bom jogador, pode ter certeza que faremos de tudo para mantê-lo conosco, e tenho certeza de que iremos conseguir”, bradou o treinador da seleção sub-21 do país do Reino Unido, Scott Gemmill.

Vale lembrar que a Fifa permite que um jogador defenda quantas seleções quiser nas categorias de base. Após fazer a estreia profissional por um país, porém, o atleta não poderá mais trocar – salvo em exceções como Kosovo, recém-reconhecido pela Fifa.

Portanto, Dembele ainda pode aceitar convocações para as equipes de jovens da Costa do Marfim e Inglaterra antes de decidir qual seleção defenderá pelo resto da vida.

Quem é este “fenômeno”?

Escocês de nascença, mas com ascendência da Costa do Marfim, o pequeno Karamoko Dembelé é tido como o próximo grande prodígio do futebol mundial. Uma série de vídeos com seus lances pipocaram nas redes sociais e o tornou famoso.

O primeiro contato de Dembelé mais sério com a bola foi em 2008, quando tinha apenas cinco anos de idade. Treinador do Park Villa Boys, um clube da cidade de Govan, na Escócia, David Feeney não esperava muita coisa das crianças, mas bastaram os primeiros toques para ele logo se encantar com a nova estrela.

“Nos primeiros minutos que o vi, achei algo incrível. Ele era pequeno, mas destemido. Foi tudo tão fácil para ele. Ele estava num grupo que mal controlava a bola sem ter que usar as mãos e ele já conseguia fazer cem embaixadinhas”, contou Feeney, em entrevista ao jornal inglês The Sun.

“Eu o via conseguindo manter a bola alta, dando voleios sem deixá-la cair… As coisas que ele conseguia fazer com a bola, naquela idade, eram incríveis. Os técnicos brigariam para tê-lo em seus times. Tínhamos cerca de 40 pessoas nos nossos jogos e todos iam para assistir Karamoko jogar”, lembrou.

Mas nem tudo era perfeito no futebol do garoto…

“Nós só tivemos que ensiná-lo algumas coisas, como quando driblar, quando não driblar e, também, parar de dar caneta nos outros, porque ele já estava irritando os companheiros (risos)”, gargalhou o treinador.

“Karamoko é destemido e o vi jogando pelo sub-20 do Celtic contra jogadores sete anos mais velhos que ele e sequer ficar perturbado. Nada que ele atinja no futebol me deixaria chocado.”

E, de fato, tudo pode acontecer para Dembelé. Para o ex-técnico do jovem, o pequeno canhoto poderia até chegar ao nível de Lionel Messi, craque argentino do Barcelona e coroado por cinco vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa.

“Eu o acho muito similar ao Messi. Se ele tiver ajuda e for guiado corretamente, então o céu é o limite para ele. Eu honestamente acredito que ele tem tudo para ter um bom caminho e virar um grande jogador”, cravou.

Seu sucesso repentino, inclusive, fez logo aflorar o interesse de diversos clubes gigantes do futebol europeu. Manchester United, Manchester City, Bayern de Munique, Barcelona e Chelsea são alguns dos que também se encantaram com o que viram de Dembelé.ESPN

Artigo anteriorFlamengo e Vitinho se acertam e aguardam Inter e CSKA se definirem
Próximo artigoEm viagem histórica à Suécia, Papa se reunirá com luteranos