Filha de Kim Jong Un pode ser a sucessora escolhida para comandar a Coreia do Norte, afirma Seul

O líder norte-coreano Kim Jong Un (E) ao lado da filha, Ju Ae, durante visita a uma estufa em Pyongyang, em foto divulgada em 15 de março de 2024 pela agência estatal KCNA - KCNA VIA KNS/AFP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, pode ter escolhido sua filha como sucessora, afirmou nesta segunda-feira (18) o governo da Coreia do Sul, depois que a imprensa do país hermético chamou a jovem de “grande guia”, um título reservado aos principais líderes da nação.

A imprensa oficial norte-coreana utilizou no sábado o termo “hyangdo”, reservado apenas para os grandes líderes do país e seus sucessores.

Os analistas destacaram que esta foi a primeira vez que Pyongyang apresentou a filha de Kim Jong Un desta maneira. O governo norte-coreano nunca identificou a jovem, mas segundo o serviço de inteligência sul-coreano o nome dela é Ju Ae.

“Normalmente, o termo ‘hyangdo’ é utilizado apenas para fazer referência ao oficial de maior escalão”, afirmou Koo Byoung-sam, porta-voz do Ministério da Unificação de Seul.

A referência reforça os rumores de que a adolescente, que aparece com frequência ao lado do pai em eventos importantes, seria a escolhida para ser a próxima dirigente da Coreia do Norte.

“Não descartamos a possibilidade de sucessão por Ju Ae”, acrescentou o porta-voz.

A imprensa oficial norte-corana divulgou as primeiras imagens da jovem em 2022, quando ela acompanhou o pai durante um teste de míssil balístico intercontinental (ICBM).

Desde então, a imprensa estatal a identifica de várias maneiras, incluindo “estrela da manhã da Coreia” e “criança amada”.

Ju Ae compareceu a vários eventos oficiais comandados por Kim Jong Un, incluindo manobras militares, uma visita a uma fábrica de armas ou uma visita a uma fazenda.

Imagens divulgadas no sábado por Pyongyang mostram a adolescente observando exercícios de paraquedistas, ao lado do pai e de comandantes militares.

Seul informou em um primeiro momento que o líder norte-coreano e sua esposa Ri tiveram o primeiro filho, um menino, em 2010, e que Ju Ae era a segunda filha. Mas no ano passado, o governo sul-coreano afirmou que era “incapaz de confirmar” a existência do filho.

Se Ju Ae assumir o poder, esta será a terceira sucessão hereditária desde a fundação do país em 1948.

Kim Jong Un herdou o poder em 2011, após a morte de seu pai Kim Jong Il, que assumiu o comando do país em 1994, após a morte de seu pai, Kim Il Sung, fundador da Coreia Norte.

Com Informações de Istoé.

Artigo anteriorAlexandre Correa posta vídeo do filho desmentindo agressão contra Ana Hickmann
Próximo artigoAcionada na Justiça, Uber pagará R$ 892 milhões a taxistas na Austrália