Filho de Adail Pinheiro tem registro de candidatura negado pela justiça

Fábio Lopes Alfaia, Juiz Eleitoral da 8ª ZE, Comarca de Coari, indeferiu, segunda-feira, 05, o pedido de registro de candidatura para os cargos de prefeito e de vice-prefeito de Adail José Figueiredo Pinheiro e Mayara Monique Figueiredo Pinheiro, respectivamente, pela coligação partidária “A Marca do Progresso”, nas eleições municipais majoritárias de 2016.

Na medida que decide pelo indeferimento, o juiz julgou procedente a notícia de inelegibilidade contra os mesmos apresentada pelo eleitor Oscar Jozino da Costa.

Entre os argumentos que deram suporte à representação do eleitor, alega ele que, por serem filhos do prefeito cassado Manoel Adail Pinheiro, ele estaria (o ex-prefeito de Coari) a utilizar tanto Adail José Figueiredo quanto Mayara Monique Figueiredo Pinheiro como instrumentos para “candidatar-se” de fato.

Veja decisão na íntegra

SENTENÇA Filho

Alega, ainda, que as mesmas condições de elegibilidades e causas de inelegibilidade a incidir sobre o mandatário do Poder Executivo incidirão, igualmente, sobre seus parentes.

Os candidados, por seu turno, logo contestaram e arguiram pela intempestividade da notícia de ilegibilidade posto que o ex-prefeito não teve o mandato cassado e sim indeferido.

O juiz, entretanto, foi taxativo e disse que, ao ser afastamento definitivamente do cargo de prefeito municipal de Coari, os requerentes, por serem filhos de Adail Pinheiro, não poderiam candidatar-se aos cargos de prefeito e de vice-prefeito por conta de inelegibilidade reflexa, sob pena de caracterizar a “perpetuação de dinastia familiar” nesta municipalidade.

Remetido o processo para o Ministério Público, o representante do órgão opinou,também, pelo indeferimento do pedido de candidatura de Adail José Figueiredo quanto Mayara Monique Figueiredo Pinheiro.

Artigo anteriorCBF vai coibir protestos políticos em Manaus durante jogo da seleção
Próximo artigoLíder do Movimento Brasil Livre pede impeachment de Lewandowski