Foram cinco dias de provas eliminatórias, que classificaram os atletas indígenas mais velozes, mais precisos, mais fortes e mais técnicos. De hoje (30) até amanhã, data do encerramento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, serão conhecidos os destaques de cada uma das modalidades de integração – arremesso de lança, arco e flecha, cabo de força, canoagem, corrida de 100 metros, corrida de fundo e natação –, além dos vencedores do campeonato de futebol.
As provas aquáticas abriram o dia, com baterias e finais acontecendo na mesma manhã no ribeirão Taquaraçu-Grande. As finais de cabo de força masculino e da corrida de velocidade para homens e mulheres estão previstas para acontecer nesta tarde, a partir das 15h30 (horário de Palmas). À noite, o estádio Nilton Santos será palco das decisões do futebol feminino, entre Xerente e Canadá, e masculino, com Xerente e Bolívia.
O regulamento aponta sete classificados por eliminatória do arco e flecha, totalizando 21 finalistas. Em caso de empate, haverá uma outra prova somente para os postulantes à final que tiverem o mesmo número de pontos. Trinta participantes entraram para a última prova do arremesso de lança, enquanto quatro ou cinco competidores farão a final da corrida de 100 metros.
O cabo de força foi dividido em chaves classificatórias, e as duas melhores equipes de cada gênero vão para a corda. Com um percurso de 8,4km, a corrida de fundo terá largada na manhã de sábado (31), às 7h. O trajeto da prova, que passará por ruas da capital tocantinense, ainda não foi confirmado.
A