França ironiza relatório do Ministério da Defesa: “Imaginação sem limites”

A Embaixada da França no Brasil publicou uma nota na tarde desta sexta-feira (7) criticando o documento elaborado pela a cúpula militar brasileira que elenca o país como uma das “ameaças” para os próximos 20 anos. A publicação foi revelada nesta sexta e chamou a atenção pelo grau conspiratório e delirante com que assuntos de defesa nacional eram abordados.

“Forças armadas de todos os países realizam frequentemente esse tipo de exercício de análise de cenários. Entretanto, nós saudamos a imaginação sem limites dos autores desse relatório.”, diz a nota revelada pela Embaixada.

Em um dos cenários descritos no documento sigiloso chamado Cenários da Defesa 2040, a França formalizaria em 2035 um pedido de intervenção na Organização das Nações Unidas (ONU) na região Ianomâmi, com a emancipação dos indígenas. Segundo os militares, isso provocaria dois anos depois uma mobilização das Forças Armadas francesas na fronteira da Guiana com o Brasil.

O documento, no entanto, não diz que a França é atualmente a principal parceira militar do Brasil, com a construção conjunto de submarinos e helicópteros. Tal dado é destacado na nota da Embaixada: “O fato é que o Brasil é o nosso principal parceiro estratégico na América Latina e que a França conserva, há décadas, relações de cooperação diárias, estreitas e amigáveis com as Forças Armadas brasileiras”.

A França entrou na mira do governo Bolsonaro após ser um dos primeiros países a se posicionar abertamente contra a política ambiental que tem sido adotada na atual gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte Macron, chegaram a ser alvos de ofensas pessoais por parte do presidente.

Confira a nota completa 

Soubemos pela imprensa que a França aparece em um relatório do Ministério da Defesa brasileiro como uma futura ameaça para o Brasil.

Forças armadas de todos os países realizam frequentemente esse tipo de exercício de análise de cenários. Entretanto, nós saudamos a imaginação sem limites dos autores desse relatório. O fato é que o Brasil é o nosso principal parceiro estratégico na América Latina e que a França conserva, há décadas, relações de cooperação diárias, estreitas e amigáveis com as Forças Armadas brasileiras.

France au Brésil

@franceaubresil

Ver imagem no Twitter
2.738 pessoas estão falando sobre isso
Artigo anteriorPaulo Guedes compara servidor público a “parasita”
Próximo artigoBrasil nega ajuda a países sul-americanos, mas transporta poloneses da China