Francisco Bezerra, o prefeito que Manacapuru não conheceu

O caminho percorrido pelo cidadão manacapuruense, Francisco Bezerra, para tornar-se Presidente da Câmara Municipal de Manacapuru por três períodos legislativo, a ponto de eleger como vereador o seu filho Alex Bezerra com, praticamente, os mesmos números de votos recebidos a cada eleição disputada, não foi fácil.

Francisco Bezerra nasceu na zona rural de Manacapuru e desde a mais tenra infância ajudava a família cortando juta na comunidade do Repartimento do Tuiué de onde migrou para Manacapuru com mais de 10 anos de idade para estudar. Matriculado na a escola “Carlos Pinho”, Bezerra destaca-se no aprendizado das primeiras letras.

Dessas “primeiras letras”, o aprendizado de Francisco Bezerra nunca mais parou e evoluiu não só para outros cursos que o tornaram professor e lhe permitiram atuar com sucesso nas mais diversas atividades que lhes permitiram se tornar num “homem dos vinte instrumentos”.

Em sua longa vida, Francisco Bezerra foi comerciário, ajudou o “velho” Djalma Bezerra, pai dele, em seu estabelecimento comercial. Trabalhou na CAMTEL, foi bancário do extinto Bando do Estado do Amazonas (BEA), agente do FUNRURAL e, obviamente, lecionou como professor de quase tudo – do Português às Ciências Naturais, passando pela difícil Matemática e pela desgastante Educação Física.

Hiperativo e sempre buscando a eficiência, Francisco Bezerra sempre foi amante dos esportes e, devido sua paixão pelo futebol, foi um dos mentores para a criação do Clube Princesa do Solimões que, há alguns anos, levantou um título estadual após destacadas campanhas em todos os campeonatos regionais dos quais participou.

Como se não bastasse e apesar do pouco tempo que sempre teve para o lazer, Francisco Bezerra nunca se descuidou da própria forma física e sempre praticou alguns esportes tão bem quanto os apoiou, sendo agraciado por algumas associações desportivas que reconheceram seu empenho, como a Federação Amazonense de Karatê.

Ao abraçar a política, Francisco Bezerra não foi menos operoso e elegeu-se vereador ao longo de 30 anos sem jamais perder uma eleição. Em três delas, despontou como o mais votado, além de ser eleito pelos seus pares para presidir a Câmara Municipal Manacapuruense por 4 vezes.

Entre tatas conquistas parlamentares, Bezerra foi o relator da Lei Orgânica do Município (LOM) e notabilizou-se como o vereador com maior número de mandatos cumpridos na História de Manacapuru.
DE “A” A “Z”

Francisco Bezerra é um homem de ação, de resultados práticos e sempre evitou o marasmo ocioso em que se viciam outros políticos que cumprem mandatos apenas burocraticamente.

Parece brincadeira, mas não é. Durante seus 33 anos de vida política de sete mandatos, Francisco Bezerra apresentou projetos, sugestões e atuou mesmo diretamente nas áreas de Educação, Saúde, Urbanização, Limpeza Pública, Agricultura, Pesca, Pecuária, Cidadania, atenções especiais para com a juventude e os idosos e na Cultura que resultou na idealização do único museu existente num município interiorano amazonense.

Isto sem contar suas frequentes e insistentes intervenções em assuntos de assistência aos consumidores, segurança, transportes, fornecimento de água, luz, alimentação, fundação de associações comunitárias, desportivas, etc.

Avesso à corrupção, Francisco Fernandes Bezerra tem se oposto aos desmandos recentemente ocorridos no âmbito do Poder Executivo de Manacapuru – na verdade, fugindo do alinhamento com mandatários envolvidos em polêmicas.

“Não sou santo, mas sou um trabalhador honesto que busca sempre o melhor sem procurar atalhos indecentes”, diz Bezerra, referindo-se ao vergonhoso envolvimento de políticos de todos os matizes com ações criminosas e antipatrióticas pelo Brasil inteiro.

“Graças a Deus em minha vida pública sempre evitarei cometer deslizes corruptos. Ensinei isso ao meu filho Alex que, agora, se inicia na carreira política. Espero que ele aja conforme a educação que lhe dei, sempre prestando bons serviços à população que o elegeu”.

O mais votado como o pai

O vereador Francisco Fernandes Bezerra é presidente da Câmara Municipal de Manacapuru e, até hoje, foi o único político desse município amazonense a eleger como vereador mais votado daquela comuna o próprio filho, Alexandre Bezerra.

Na prática, transferiu com ineditismo integral a votação que ele mesmo obtivera ao eleger-se para o atual mandato que, segundo o próprio vereador, Francisco Bezerra, deverá encerrar sua longa carreira de 33 anos integrando o Legislativo manacapuruense.

bezerra4

Com tanto tempo de vereança, Francisco Bezerra tornou-se notável entre os manacapuruenses, principalmente os da Zona Rural do município pela sua operosidade, pois durante o tempo de duração dos seus sete mandatos como vereador nunca descuidou de visitar às comunidades interioranas todos os finais de semana a fim de prestar assistência à população dessas localidades mais afastadas da sede municipal.

Seu filho mais velho, o agora também vereador Alexn Bezerra, desde tenra idade acompanha o pai e o assessorava nessas viagens, aprendendo com o genitor como interagir com a população a fim de solucionar-lhe os problemas da melhor maneira possível.

Agora Francisco Bezerra pretende abandonar as atividades legislativas para dedicar-se a outras a serem definidas porém, segundo ele mesmo diz “largo a vereança mas não deixarei de ser político, pois pretendo continuar lutando pelos anseios da população manacapuruense, mormente os interioranos”.

bezerra 767

Perguntado se planeja candidatar-se a cargos mais elevados ele desconversa: “o futuro a Deus pertence mas por hora não penso em novas candidaturas”.

Como bom político, entretanto, acrescenta: “você (reporta-se ao repórter) sabe como é vida de político. Ela pertence ao povo e se o povo me convocar para servi-lo mais uma vez eu serei obrigado a atender o povo”, frisou.

Artigo anteriorAssaltantes são presos depois de manterem uma família refém por três horas
Próximo artigoResidencial Cidadão Manauara I será entregue nesta segunda-feira