Nos últimos dois meses, o município de Coari (AM), foi invadido por densa nuvem de fumaça provocada pelos gases lançados da lixeira pública que nesse período foi tomada pelo fogo.
Máquinas pesadas tentaram debelas as chamas, mas o fogo continua nas camadas mais profundas. Entre as consequências oriundas da lixeira queimada é sentida diretamente pelos moradores das proximidades que reclamam da dificuldade de respirar.
De acordo com moradores o cheiro da fumaça é insuportável e chega a causar irritação nos olhos e na garganta. No Hospital Regional Doutor Odair Carlos Geraldo tem crescido a procura por atendimento médico por causa da fumaça contínua.
Trabalhadores rurais e pessoas que transitam pela estrada onde está localizada o depósito de lixo da cidade, contam que já reclamaram da fumaça, mas nenhuma providência foi tomada. Nem as fortes chuvas que caíram, nos últimos dias foram capazes de apagar os focos da queimada, pois acontecem em camadas inferiores, onde o material combustível não tem contato com a água da chuva.
As denúncias dos moradores será levada ao conhecimento da Câmara Municipal de Coari (CMC), através do vereador Keitton Pinheiro, que vai cobrar providências por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a respeito do fogo que toma conta da lixeira do município que causado irritação nos olhos e na garganta dos moradores do município.