O furacão Milton, classificado como categoria 5, deve atingir a costa da Flórida, nos Estados Unidos, na madrugada desta quinta-feira (10/10). Mais de 1 milhão de pessoas receberam ordens de evacuação e foram instruídas a procurarem abrigo imediatamente. A saída em massa transformou várias cidades em fantasmas e causou congestionamentos.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) informou que o furacão estava a cerca de 485 km da costa da Flórida. A previsão é de que o fenômeno atinja o solo americano por volta da 1h desta quinta-feira, no horário local.
Apesar de ter perdido força na tarde da terça-feira (8/10), o furacão Milton voltou a ser classificado como categoria 5 — na escala que vai de 1 a 5 —, segundo a mais recente atualização do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. Durante a madrugada, os ventos atingiram 260 km/h, e a velocidade pode aumentar, conforme alerta o NHC.
A região metropolitana de Tampa, com cerca de 3 milhões de habitantes, foi uma das primeiras a serem afetadas, apresentando risco de inundações. As informações são do G1.
Maré de até 4,5 metros
O furacão pode provocar uma maré de até 4,5 metros na Baía de Tampa, de acordo com meteorologistas. A prefeita de Tampa, Jane Castor, também pediu aos moradores que deixem as residências. “Se você estiver lá, basicamente estará em seu caixão”, afirmou
a prefeita.
Diversos postos de combustíveis na Flórida ficaram com bombas de gasolina vazias na terça-feira (7/10). O governador informou que estava colaborando com empresas para garantir o abastecimento de combustível nos postos antes da chegada do furacão.
Em um aviso, o governador da Flórida, Ron DeSantis, alertou os cidadãos a “estarem preparados para um impacto significativo”.
Com informações de Metrópoles.