Fux suspende processos de Bolsonaro que ele próprio não fez andar

Tijolaço – O ministro Luís Fux suspendeu dois processos que tramitavam no Supremo Tribunal Federal contra Jair Bolsonaro, que dizem respeito suas agressões à deputada Maria do Rosário (PT-RS), sobre quem disse que não merecia ser estuprada, porque era “muito feia”.

Juridicamente, correto, por está na Constituição que o Presidente da República não pode ser processado por atos estranhos ao seu mandato, enquanto ele durar.

Mas a notícia, lá em O Globo, está lá pelo quinto parágrafo:

Os dois processos poderiam ter tido desfecho diferente. Em 1º de fevereiro de 2018, no primeiro dia dos trabalhos do STF no ano, Fux, que é o relator das duas ações penais de Bolsonaro, disse que a Primeira Turma da Corte deveria julgar os processo nos meses seguintes. Depois disso, porém, ele autorizou o adiamento de alguns depoimentos nos processos, não marcou o interrogatório de Bolsonaro e nunca os levou a julgamento. Com a posse dele e a suspensão agora dos processos, o depoimento dele deverá demorar para ocorrer.

Fux, portanto, já tinha feito pelo pai o que, há um mês, fez pelo filho: parar processos. Especialidade cada vez mais característica dele, como aconteceu com o auxílio-moradia, suspenso apenas depois de ser pago por quatro anos aos juízes e promotores.

Ao matar no peito os processos de Bolsonaro, o ministro que achava que uma simples entrevista de Lula poderia abalar as eleições mostrou que, para Bolsonaro, até um simples interrogatório poderia ser prejudicial ao candidato.

Artigo anteriorCaso Queiroz foi escondido durante as eleições
Próximo artigoValesca Popozuda dá ataque de ciúmes do namorado em gravação de clipe