Entre os dez artigos mais vendidos, produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM), já houve mudanças, conforme dados dos Indicadores de Desempenho referentes ao mês de janeiro de 2016.
Esses dez itens, de acordo com a superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), economista Rebeca Garcia, foram responsáveis por 50% do faturamento da indústria incentivada em 2015, equivalente a US$ 11.95 bilhões.
Os produtos mais vendidos no exercício de 2015 foram TVs com tela de LCD, motocicletas e similares, celulares, ar condicionado split, receiver de TV, relógios de pulso, forno micro-ondas, telejogos (games), placa de circuito impresso para uso em informática e rádio gravador não portátil.
Ao analisar o ranking, a superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, observa que a saída dos games e a subida de três posições das placas de circuito integrado indicam baixa na demanda de itens não essenciais a favor de insumos para a indústria de informática.
No primeiro mês deste ano, os games cederam lugar, entre os dez produtos mais vendidos, para auto-rádio, enquanto a placa de circuito impresso para uso em informática subiu da nona posição, em dezembro de 2015, para o 6º lugar entre os mais vendidos de janeiro de 2016. Os dez artigos mais vendidos representaram 47% do faturamento de US$ 1.31 bilhão em janeiro de 2016.
Conforme dados da Suframa referentes ao mês de fevereiro de 2016, entre os principais produtos fabricados no PIM, apresentaram variação positiva na comparação entre o primeiro bimestre de 2016 com o mesmo período de 2015 aparelhos de MP3/MP4 (42,97%); lâminas e cartuchos (10,63%); relógios de pulso e bolso (5,24%); computadores desktop (3,80%); e aparelhos de barbear (1,59%).