Em visita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), na tarde desta quarta-feira, dia 10 de maio, o governador do Amazonas, David Almeida, anunciou mudanças no secretariado. As secretarias de Estado de Educação (Seduc), Fazenda (Sefaz), Saúde (Susam) e Produção Rural (Sepror) estão entre as pastas que vão trocar de gestor. A posse dos novos secretários está marcada para esta quinta-feira, dia 11 de maio, às 10h, na sede do Governo do Amazonas, na Compensa, zona-oeste.
A Susam, passa a ser chefiada por Wander Alves, diretor do Hospital Adventista; na Seduc, assume o professor Arone Bentes, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Francisco Arnóbio, ex-secretário executivo do Tesouro, assume a pasta da Sefaz; na Sepror assume Dedei Lobo, ex-prefeito de Humaitá.
O governador também fez mudanças na Procuradoria Geral do Estado (PGE), onde assume o procurador Tadeu de Souza Sila, e no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que agora tem o ex-prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio do Rosário como diretor-presidente. Ainda na terça-feira, 9 de maio, David Almeida já havia anunciado o jornalista Claudio Barbosa como titular da Secretaria de Comunicação Social do Amazonas (Secom).
Durante a manhã, o governador iniciou uma extensa agenda de reuniões com todos os secretários de Estado para definir sua estratégia de gestão, que continuaram à tarde após a visita ao TCE. “Estamos recebendo os secretários e discutindo nomes que devem ser apresentados ao público assim que definidos. Mudanças são necessárias, mas faremos uma gestão focada no povo, sem levantar bandeiras partidárias”, afirmou o governador.
De acordo com o David Almeida, os secretários de Segurança Pública, Sérgio Fontes; Esporte, Juventude e Lazer, Fabrício Lima; Cultura, Robério Braga e da Casa Civil, Francisco Pacífico, permanecem nos cargos.
Contas – No TCE, David se reuniu com o presidente do Tribunal, Ari Moutinho, para tratar de assuntos referentes às contas públicas e também estreitar o relacionamento com os conselheiros do órgão de controle. “Venho aqui para que o Tribunal esteja comigo durante a minha gestão. Assim, aumentamos o controle e temos o apoio necessário para fazer o melhor para as pessoas, que muito esperam de mim”, reforçou.